Ética médica e bioética no atendimento de adolescentes em ginecologia e obstetrícia / Medical and bioethical ethics in the service of adolescents in gynecology and obstetrics

Authors

  • Prof. Ms. Sofia Banzatto Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Rita Maria Arce Bassi
  • Annik Rigon Daniel

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-411

Keywords:

Ética, Bioética, Adolescente, Ginecologia e Obsterícia

Abstract

Introdução: A sexualidade na adolescência tem impulso fortemente marcado pelas transformações biopsicossociais, ou seja, há nessa fase da vida, inúmeras descobertas e conflitos que podem denotar risco e vulnerabilidade na vida do adolescente. Os riscos são as possibilidades de ocorrência de danos ou agravamentos, como, por exemplo, os casos de infecção pelo HIV e outras DSTs, o início pecoce de atividade sexual, a gravidez não planejada, sem qualquer orientação médica ou familiar, os abortos inseguros, a morbidade materna e os casos de violência sexual. Método: Foram incluídos como referências artigos indexados em português e inglês, disponíveis nos portais de periódicos Scielo, Google Acadêmico e Pubmed, publicados a partir de 2000. Foram localizados 57 artigos a partir dos descritores relacionados:a)”relação médico-paciente+adolescência”; b)”ética médica+atendimento GO”; c)”sigilo+atendimento adolescentes”; d)bioética+atendimento adolescentes”; e)” anticoncepção+ adolescência”; f) “conflitos éticos+ atendimento GO”; g)”relação médico paciente+GO+adolescente”; h)”bioética+DST+adolescente”; i) “bioética+aborto+adolescente”. Resultados: Frente ao elevado número de indivíduos que se encontram na fase de adolescência e aliado à crescente demanda dessa mesma população por serviços de saúde, em especial sobre os direitos sexuais e reprodutivos, visto que a cada dia iniciam as atividades sexuais mais precocemente, o presente estudo justifica-se pela necessidade de se promover a discussão sobre o tema junto aos estudantes e profissionais de saúde, fomentando a ampliação de estudos dessa temática dentro e fora das instituições de ensino e saúde. Conclusões: Os conflitos apontados são rotineiros e graves. No atendimento à saúde dos adolescentes, os profissionais devem: contextualizar seus pacientes; avaliar, na ocasião, as competências dos mesmos; consultar o Ministério Público e as Sociedades Legais; compartilhar e discutir o caso em equipe para que haja maior proteção dessa população adolescente e mais segurança por parte de quem atende. A reflexão bioética, baseada na multidisciplinaridade e no respeito ao pluralismo moral social, ao questionar parâmetros secularmente estagnados, muito pode ajudar no âmbito da saúde do adolescente, e, junto a este último, ir a cada momento e em cada caso estabelecendo novos referenciais éticos, através do abandono de regulamentações imperiosas e cristalizadas.5

References

Almeida RA, Lins L, Rocha ML. Dilemas éticos e bioéticos na atenção à saúde do adolescente. Rev Bioét 2015;23(2)320-330.

Souza G, Santos C, Souza R, Fabiano JPU. O sigilo profissional no atendimento ao adolescente nos serviços de saúde: uma revisão teórica. Rev Elet Acerv Saúde 2017;9(l) S788-S794.

Pereira SM, Taquette SR. Desafios da consulta ginecológica na adolescência: questões éticas e conflitos. Rev. Bras Med 2012;69(5/6): ?.

Pereira SM, Taquette SR. Consulta Ginecológica na Adolescência: a importância de estabelecer uma rotina precoce de prevenção. Adol Saúde 2010;7(2):29-34.

Taquette SR. Conduta ética no atendimento à saúde do adolescente. Adol Saúde 2010;7(1):6-11.

Pereira SM. Rompendo preconceitos sobre a utilização de anticoncepção de emergência para as adolescentes. Adol Saúde 2010;7(1)31-36.

Taquette SR, Vilhena MM, Silva MM, Vale MP. Conflitos éticos no atendimento à saúde de adolescentes. Cad Saúde Pública 2005; 21(6)1717-1725.

Boyaciyan K, org. Ética em Ginecologia e Obstetrícia. São Paulo: CREMESP, 2011. Cadernos Cremesp. 299 p.

Moraes SP, Vitalle MSS. Direitos sexuais e reprodutivos na adolescência. Rev Assoc Med Bras 2012;58(1):48-52.

Oliveira BG, Freire IV, Assis CS, Sena ELS, Boery RNSO, Yarid SD. Responsabilidade dos profissionais de saúde na notificação dos casos de violência. Rev Bioét 2018;(26)3:403-411.

Published

2020-09-17

How to Cite

Banzatto, P. M. S., Bassi, R. M. A., & Daniel, A. R. (2020). Ética médica e bioética no atendimento de adolescentes em ginecologia e obstetrícia / Medical and bioethical ethics in the service of adolescents in gynecology and obstetrics. Brazilian Journal of Development, 6(9), 69522–69540. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-411

Issue

Section

Original Papers