Assessoria em serviço social ao conselho tutelar de São Borja (RS): tecendo com a rede de proteção / Social service advisory to the São Borja tutorial council (RS): weaving with the protection network

Renan Mendonça Alves, Monique Soares Vieira, Vanessa Vieira da Silva, Souza Garcia, Luan da Silva Viana

Abstract


O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre os resultados parciais do Projeto de Extensão "Serviço Social e Conselho Tutelar: Mediações necessárias para a integralidade da proteção de crianças e adolescentes". Enquanto estratégia metodológica utilizou-se a sistematização dos seguintes documentos: diários de campo dos/as extensionistas, fichas de avaliação e oralidade dos/as Conselheiros/as Tutelares nas reuniões de monitoramento e avaliação. Além disso, realizou-se revisão bibliográfica para o entendimento de categorias centrais, tais como: Assessoria em Serviço Social, Conselho Tutelar e Direitos da Criança e Adolescente. Ao se discutir as estratégias construídas para a democratização dos direitos das crianças e adolescentes no município de São Borja, percebeu-se a importância do fortalecimento político do Conselho Tutelar (CT) para edificação de um atendimento acolhedor, protetor e articulador das políticas sociais e dos órgãos protetivos sob o prisma da integralidade da atenção as crianças e adolescentes vitimizados. Pode-se considerar que as ações do projeto de extensão vem colhendo resultados significativos, essencialmente, por meio da educação permanente, que possibilita aos/as Conselheiros/as Tutelares momentos de reflexão sobre seu agir, propiciando rever posturas e valores que divergem das premissas de proteção dos direitos da infância e juventude. O caminho é árduo, mas repleto de potencialidades que estão sendo desvendadas e lapidadas na perspectiva de promoção de uma atenção integral e protetiva junto ao CT de São Borja (RS).

Keywords


Assessoria, Serviço Social, Conselho Tutelar, Criança e Adolescente.

References


BRASIL, Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e Adolescente- ECA. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03 /leis/L8069.htm > Acesso em 01 Ago.2018.

BARDIN, Laurence. A análise de conteúdo. Rio de Janeiro. Edições 70 , 1977.

CONANDA, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Resolução 113 do CONANDA. 2006. Disponível em < http://dh.sdh.gov .br/download/resolucoes -conanda/ res-113. pdf > Acesso em 01 Ago. 2018.

MATTOS, Maurílio Castro de. Assessoria, Consultoria, Auditoria, Supervisão Técnica. IN: CFESS/CRESS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: ABPESS, 2009.

SÃO BORJA, Lei nº 1.900/92 .Dispõe sobre a política Municipal dos direitos das crianças e adolescentes de São Borja. Camara Municipal. Disponível em: < http://www.camarasaoborja.rs.gov. br/pesquisa_lei.php > Acessso: 30 de Maio de 2018.

SÃO BORJA. Lei Municipal nº 4.784 de 28, out. 2013. Legislação Municipal. Leis Ordinárias de 2013. Prefeitura de São Borja. Disponível em < http://www1.saoborja .rs.gov.br/images/ Arquivos/Leis/ Leis_ordin% C3%A1rias_2013 /Lei_4.784_-_Disp %C3%B5e_ sobre_ a_ Pol %C3% ADtica_Municipal_dos_Direitos_da_ Crian %C3 %A7a_e_do_Adolescente_de_S% C3 % A3o_Borja.pdf > Acesso em: 10. fev. 2018.

VIEIRA, Monique Soares. Projeto de Extensão: Serviço Social e Conselho Tutelar: Mediações necessárias para a integralidade da proteção de crianças e adolescentes. 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-372

Refbacks

  • There are currently no refbacks.