Projeto de docência em imunopatologia / Teaching project in immunopathology

Arilson Santos Alves da Silva, Thayane Furtado Rolim Lima, Roberto Flávio Fontenelle Pinheiro Júnior

Abstract


Introdução: O presente relato de experiência tem como objetivo explanar sobre a atuação da Monitoria em Imunopatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Barbalha-CE, destacando principalmente a avaliação feita pelos acadêmicos sobre o trabalho desenvolvido pelos monitores. Além disso, os mesmos explicitaram, ativamente, as temáticas que tiveram mais dificuldades no processo de aprendizagem e fixação dos conteúdos, avaliando ainda o quão eficiente foram as atividades didáticas no processo de assimilação do programa da disciplina.

Justificativa e Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e qualitativo, onde são relatados tanto o resultado da avaliação, bem como as experiências da atuação dos monitores. Os estudantes realizavam uma avaliação em formulário na plataforma do Google® (Google Forms), opinando sobre as atividades desenvolvidas e o desempenho dos monitores em variados aspectos. Esse processo de análise da avaliação é importante, pois proporciona reflexão tanto por parte dos monitores, como também pelo corpo docente.

Resultados e Discussão: Foi possível concluir ao final do presente relato de experiência, que a monitoria em Imunopatologia, além de ser um facilitador no processo de aprendizagem dos discentes, proporcionou o desenvolvimento de habilidades voltadas à docência nos monitores.


Keywords


Medicina, Graduação, Imunologia, Imunopatologia, Monitoria, Docência.

References


FAO, Jéssica Nery; MACHADO, Michel Mansur; RIBEIRO, Vanessa Bley. Contribuições da Monitoria na Disciplina de Imunologia Geral e Imunologia Clínica. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa. V. 6, n. 1, 2014.

CORPE, Fernanda Pires; MOTA, Erika Freitas. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino-Aprendizado em Imunologia. Revista da SBenBIo, n. 7, 2014.

DUARTE, Jonathaline Apollo; MACHADO, Michel; OLIVEIRA; Luís Flávio de. A Importância de um Monitor na Disciplina de Imunologia Geral e Imunologia Clínica. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa. V. 5, n. 1, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-356

Refbacks

  • There are currently no refbacks.