O lúdico para o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão: Uma prática realizada na Escola Lauro Sodré em Moju - Pará / The ludic for teaching operations of addition, subtraction, multiplication and division: A practice performed at the Lauro Sodré School in Moju – Pará

Crislaine Pereira Antunes, Danrley Aires Franco, Karoline de Sarges Fonseca, Bruno Sebastião Rodrigues Costa, Talita Carvalho Silva de Almeida, Fabrício Martins da Costa, Eusom Passos Lima, Eldon Ricardo Souza Pereira

Abstract


O presente trabalho foi elaborado a partir de experiências presenciadas com o aluno do 6º ano/9 da E.M.E.F Lauro Sodré, localizado no município de Moju – Pará, durante a disciplina Prática de Ensino de Matemática I, pelos discentes do 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Durante a disciplina foi realizada as fases de observação e regência, onde percebemos a grande dificuldade dos alunos nas quatro operações básicas da MATEMÁTICA: adição, subtração, multiplicação e divisão, dificultando assim a aprendizagem dos alunos em alguns conteúdos ministrados pelo professor desse ano. Nesse sentido, objetivamos por meio do lúdico uma proposta de aprendizagem alternativa, falicitadora e motivadora que promova ao aluno uma experiência de construir e participar desse conhecimento. Para tal, foi realizado um Projeto de Intervenção que se deu mediante a jogos lúdicos realizados nas gincanas que promovemos na escola. Os resultados foram obtidos através de questionários repassados para os alunos. Com isso, concluimos que há necessidade de metodologias que promovam a motivação do aluno, facilitando no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, esperamos que, a partir deste trabalho, professores formados e em formação elaborem práticas pedagógicas para facilitar o ensino da MATEMÁTICA.


Keywords


Ensino e Aprendizagem, Operações Básicas, Lúdico.

References


BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

CABRAL, Marcos Aurélio et al. A utilização de jogos no ensino de matemática. 2006.

COSTA, Bruno Sebastião Rodrigues et al. Os jogos como instrumento de ensino e aprendizado para operações com números complexos na prática docente. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 48863-48876, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GODOY, Cyntia Luane Silva; MENEGAZZI, Marlene. O uso de jogos no ensino da Matemática. Comunicação apresentada em XIV Salão Intermunicipal de pesquisa. Lutheran University of Brazil, Guaíba, 2011.

LIMA, Maria Divina Ferreira. FORMAÇÃO CONTINUADA, Reflexões sobre a construção da profissionalidade docente. In: Ensino e Formação Docente: proposta, reflexões e práticas. Emmanuel Ribeiro Cunha (Org.) e Pedro Franco de Sá (Org.). – Belém: [s.n], 2002.

KAMII, Constance. A criança e o número: implicaçöes educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Papirus Editora, 1992.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MELO, Carmen Lucia de Oliveira; OLIVEIRA, Suely Maria; SOUZA, Odair José de; ORTH, Arlete Cherobini. Aprender, Brincar, Conhecer: ludicidade presente na aprendizagem através de jogos matemáticos, 2015 12 p. Ágora revista eletrônica, 2015.

SIQUEIRA, Regiane Aparecida Nunes. Tendências da educação matemática na formação de professores; Regiane Aparecida Nunes de Siqueira. Ponta Grossa: [s.n.], 2007




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-353

Refbacks

  • There are currently no refbacks.