Características dos Componentes do Estilo de Vida de Escolares / School Lifestyle Components Characteristics

Cyntia Meneses de Sá Sousa, Cintia Cristina da Costa Freire, Irineu de Sousa Júnior, Andressa Nolêto da Silva, Daniella Spindola Rodrigues Silva, Mariana da Silva Ferreira, Gildeene Silva Farias, Gerleison Ribeiro Barros

Abstract


Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura a respeito das características dos componentes do estilo de vida de escolares com o intuito de promover, um debate acerca do assunto relacionando com o estilo de vida de escolares de uma cidade do interior do estado do Piauí. Foram analisados artigos (originais com delineamento transversal, caso-controle e prospectivos), através de bases de dados indexadas, como o MEDLINE, PUBMED, LILACS e SCIELO, que abordavam o tema em questão, os quais incluíam adolescentes de ambos os sexos, em uma faixa etária de 13 a 19 anos. Nos artigos analisados, foram observados, principalmente, os componentes relacionados ao índice glicêmico, bem como os componentes do estilo de vida, a saber: hábitos alimentares, nível de atividade física habitual, comportamento de risco, percepção de saúde e bem estar, fatores de risco para doenças cardiovasculares, principalmente aqueles fatores relacionados às altas taxas de glicose sanguínea, elevada pressão arterial sistólica e índice de massa corporal com indicação de sobrepeso e obesidade. Com a análise feita, pôde-se constatar que existe uma relação muito estreita entre o aparecimento de doenças crônico-degenerativas e o estilo de vida adotado entre os escolares, sendo que esse trabalho servirá como uma base de informações para a pesquisa de campo que será realizada com os estudantes da rede federal de educação profissional e tecnológica.


Keywords


Adolescentes, escolares, estilo de vida.

References


ANDREWS, J. C. Educação para um estilo de vida ativo no século XXI. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v.4, n.4, p.43-60, 1990.

FARIAS JUNIOR, J. C. de. Estilo de vida escolares do ensino médio no município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 2002. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Centro de Desporto, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

FARIAS JUNIOR, J. C. de; LOPES, A. da S. Comportamentos de risco relacionado à saúde em adolescente. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v.12, n.1, p.7-12, 2004.

FETT, C. A. et al. Estilo de vida e fatores de risco associados ao aumento da gordura corporal de mulheres. Ciência e Saúde Coletiva, v.15, n.1, p.131-140, 2010.

FETT, C. A. et al. Mudanças no estilo de vida e fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis e sistema imune de mulheres sedentárias. Revista de Nutrição, Campinas, v.22, n.2, p.245-255, 2009.

FIATES, G. M. R. Comportamento do consumidor escolar de Florianópolis: relação com preferências alimentares, influência da televisão e estado nutricional. 2006. 167p. Tese (Doutorado em Ciência dos Alimentos) UFSC, Florianópolis.

FISBERG, M. (org.) Estilos de vida saudáveis: revisão de programas de intervenção e ciência na América Latina: São Paulo, ILSI Brasil, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GLANER, Maria Fátima. Aptidão física relacionada à saúde de adolescentes rurais e urbanos em relação a critérios de referência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.19, n.1, p.13-24, 2005.

GLANER, Maria Fátima. Aptidão física relacionada à saúde de adolescentes rurais e urbanos em relação a critérios de referência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.19, n.1, p.13-24, jan./mar. 2005.

GUEDES, D. P. et al. Impacto de fatores sóciodemográficos e comportamentais na prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v.12, n.4, p.221-231, 2010.

GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Controle do peso corporal: composição corporal, atividade física e nutrição. 2. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

LOBO, A. S. DAFA (dia típico de atividade física e alimentação): reprodutibilidade e validade concorrente relativas ao consumo alimentar. 2003. 64p. Dissertação (Mestrado em Nutrição) UFSC, Florianópolis.

MADUREIRA, A. S.; FONSECA, S. A.; MAIA, M. de F. M. Estilo de vida e atividade física habitual de professores de educação física. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v.5, n.1, p.54-62, 2003.

MATSUDO, S. M. et al. Nível de atividade física da população do estado de São Paulo: análise de acordo com o gênero, idade, nível sócio-econômico, distribuição geográfica e de conhecimento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v.10, n.4, p.41-50, 2002.

MATSUDO, S. M. M. et al. Níveis de atividade física em crianças e adolescentes de diferentes regiões de desenvolvimento. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v.3, n.4, p.14-26, 1998.

MENDONÇA, C. P.; ANJOS, L. A. dos. Aspectos das práticas alimentares e da atividade física como determinantes do crescimento do sobrepeso/obesidade no Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.20, n.3, p.698-709, 2004.

NAHAS, M. V. et al. Estilo de vida e indicadores de saúde dos jovens catarinenses. Florianópolis: NuPAF/UFSC, 2005.

NAHAS, M. V.; BARROS, M. V. G. de; FRANCALACCI, V. O pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupo. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v.5, n.2, p.1-12, 2000.

OLIVEIRA, A. M. A. de. Sobrepeso e obesidade infantil: influência de fatores biológicos e ambientais em Feira de Santana, BA. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia e Metabolismo, v.47, n. 2, p.144-150, 2003.

PIRES, E. A. G. et al. Hábitos de atividade física e o estresse em adolescentes de Florianópolis – SC, Brasil. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v.12, n.1, p.51-56, 2004.

REIS, L. F. Estilo de vida, antropometria e aptidão física relacionada à saúde em escolares de Blumenau, SC. 2004. 191p. Tese (Doutorado em Ciência do Movimento Humano) UFSM, Santa Maria.

SILVA, K. S. da; NAHAS, M. V.;PERES, K. G.; LOPEZ, A. da S. Fatores associados à atividade física, comportamento sedentário e participação na educação física em estudantes do ensino médio em Santa Catarina, Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n.10, p.2187-2200, 2009.

VASCONCELOS, M. A. N. L. de. Níveis de actividade física e prática desportiva de crianças e jovens dos dois sexos dos 10 aos 19 anos de idade. 2001. 132p. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto) UP, Porto.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Health promotion glossary. Geneva: 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-352

Refbacks

  • There are currently no refbacks.