Por uma antropologia do direito humano à alimentação: interconexões entre consumo alimentar e cidadania na percepção de comensais de um mercado público em Teresina-PI / For an anthropology of the human right to food: interconnections between food consumption and citizenship in the perception of diners of a public market in Teresina-PI

Danley Dênis da Silva, Bianca Lourrany dos Santos Silva, Ana Cláudia Carvalho Moura, Martha Teresa Siqueira Marques Melo, Lila Cristina Xavier Luz, Cecilia Maria Resende Gonçalves de Carvalho

Abstract


Trata-se de um estudo descritivo que objetiva traçar a percepção de consumidores habituais de um mercado público acerca dos seus direitos no contexto da segurança alimentar e nutricional. A pesquisa vincula-se à Iniciação Científica Voluntária da Universidade Federal do Piauí, em parceria com o Programa de Educação Tutorial e o Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da mesma instituição. Para descrever o universo pesquisado, utilizou-se da pesquisa bibliográfica analítica, da aplicação de questionários estruturados, bem como da observação direta intensiva com a produção de diário de campo com o recurso da observação sistemática e de mapas analíticos a partir das entrevistas colhidas. Nesse ínterim, o estudo avança no sentido de apresentar como a contribuição antropológica pode enriquecer a pesquisa jurídica, ao estabelecer as interconexões entre o universo do consumo, em especial o consumo alimentar e a cidadania. Destarte, assumindo-se uma relação indiscutível e necessária entre esses dois pilares, tanto o fornecedor como o consumidor assumem responsabilidades mais acentuadas.


Keywords


Segurança alimentar, Consumo de alimentos, Cidadania

References


ARAÚJO, L. F. S. et al. Diário de pesquisa e suas potencialidades na pesquisa qualitativa em saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, 15(3): 53-61, 2013.

ARNAIZ, M. G. Mudanças econômicas e socioculturais e o sistema alimentar: em direção a uma nova ordem alimentar? In: CANESQUI, A. M.; GARCIA, R. W. D. (Orgs.). Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2016a.

_____. Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Brasília: Senado Federal, 2016b.

_____. Direito à alimentação adequada. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2013.

DIÁRIO DE CAMPO. Dos direitos e garantias fundamentais no contexto da segurança alimentar: a percepção do consumidor de alimentos em mercado público. Teresina: ICV/UFPI, 2018.

FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

KHOURI, P. R. R. A. Direito do consumidor: contratos, responsabilidade civil e defesa do consumidor em juízo. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

LEÃO, M. O direito humano à alimentação adequada e o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional. Brasília: ABRANDH, 2013.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São

Paulo: Hucitec, 2008.

NUNES, R. Curso de direito do consumidor. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

SANTOS, M. D. C. Public market food: its importance for cultural gastronomic identity. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 8, p. 64010-64017, aug. 2020. Disponível em: .

SILVA, G. R. et al. Percepção do conceito de higiene e segurança alimentar dos manipulares de produtos cárneos de mercado público em Recife-PE. Acta Veterinaria Brasilica, v. 7, n. 2, p. 158-163, 2013.

SPINK, M. J. Linguagem e produção de sentidos no cotidiano. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010.

TARTUCE, F.; NEVES, D. A. A. Manual de direito do consumidor: direito material e processual. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2016.

TASCHNER, G. Cultura do consumo, cidadania e movimentos sociais. Ciências Sociais Unisinos, 46(1): 47-52, 2010.

TEO, C. R. et. al. Direito humano à alimentação adequada: percepções e práticas de nutricionistas a partir do ambiente escolar. Educação & Saúde, v. 15, n. 1, p. 245-367, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-345

Refbacks

  • There are currently no refbacks.