Desenvolvimento de uma unidade de desparafinação mecânica: UDN em um campo de petróleo / Development of a mechanical dewaxing unit: UDN in an oil field

Josemberg de Assis Severiano, João Vicente Santiago do Nascimento, Silvanito Alves Barbosa

Abstract


A característica do óleo contida na maioria dos reservatórios de petróleo situados na bacia Sergipe-Alagoas, é parafínica. Por isso, em alguns poços, mais especificamente, no campo de Furado situado em Alagoas, é comum ocorrer à precipitação de parafina ao longo da coluna de produção, causando a obstrução da mesma devido ao seu excesso. Diante deste fato, faz-se necessário a utilização de um processo denominado desparafinação, com intuito de evitar possíveis precipitações de parafinas e, consequentemente, manter o fluxo de produção do poço constante. A unidade de desparafinação mecânica (UDM) consiste em um equipamento utilizado no processo de desparafinação de poços surgentes, ou em poços que operam com sistema de elevação por gás-lift, visando apresentar vantagens operacionais e econômicas sobre os métodos tradicionais de desparafinação (térmica e mecânica) mantendo o poço em produção durante o seu processo de operação, além de proporcionar baixo custo de operação e manutenção. Em síntese, este trabalho objetivou analisar os aspectos e impactos operacionais antes e depois da implantação da UDM. Enfim, foi possível obter resultados relevantes num determinado campo de petróleo, tais como: aumento da quantidade de intervenção dos poços, levantamento de custos operacionais para produção e manutenção, como também foi constatado vantagens e desvantagens da utilização das unidades operacionais de desparafinação comumente aplicadas no campo de petróleo em estudo.

 


Keywords


desparafinação, petróleo, reservatório, surgentes.

References


THOMAS, J. E. Fundamentos da Engenharia de Petróleo 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

ROSA, A. J.; CARVALHO, R. S.; XAVIER, J. A. D. Engenharia de Reservatório de Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

ST/SE-SEAL - Relatórios de Operações de Desparafinação – Sergipe/Alagoas: UN-SEAL 2006 e 2007.

VIANA, Humberto Lopes – Manual de operação e manutenção da unidade de circulação de água quente (UCAQ): PETROBRAS, 1996.

TAVARES, E. C. Apostila de Wire-Line. PETROBRAS, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-343

Refbacks

  • There are currently no refbacks.