Educação em saúde com mulheres da atenção básica em vivência sexual durante o climatério / Health education with women from basic care in sexual experience during the climacteric period

Isabela Furtado Vincensi, Renata Vidal Cardoso Gardenal, Juliana Viana Câmara, Nicole Okushiro Ayres, Matheus Pereira Costa

Abstract


O climatério é um fenômeno endócrino e fisiológico resultante do esgotamento dos folículos ovarianos que ocorre em todas as mulheres, geralmente entre os 35 e 65 anos, sendo determinado pela queda na produção de hormônios sexuais pelos ovários e que culmina na menopausa, podendo afetar a vivência sexual da mulher. O aumento da expectativa de vida é uma realidade demográfica, principalmente entre a população feminina, fato que tornou os estudos sobre o climatério e suas implicações biopsicossociais, como a sexualidade, temas de grande interesse, por estarem intimamente relacionados à melhoria de vida e saúde, fato que trouxe maior autonomia e liberdade às mulheres modernas.  O conceito ampliado de saúde é definido como bem-estar físico, social e mental, abrangendo todas as esferas do indivíduo; sendo a educação em saúde uma forma de consolidar esse conceito, no intuito de promover a autonomia e controle social. Desse modo, a pesquisa além de explorar a fisiologia vivenciada, teve como objetivo aconselhar e auxiliar nos questionamentos e dificuldades enfrentadas pelo público feminino no climatério diante das associações entre vivência sexual e os modos de vida, proporcionando assim um envelhecimento mais sadio. O presente estudo foi conduzido por meio de projeto de extensão do curso de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. O projeto teve duração de um ano, sendo realizado em Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Campo Grande- MS que possuíam vínculo pré-estabelecido com a coordenação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Para tal, foram realizadas ações em saúde mensais de caráter participativo a partir da livre demanda do público incluído na amostra. Os temas desenvolvidos envolveram questionamentos comuns ao climatério, permitindo a interação das participantes por meio de palestras e rodas de conversa; com intuito de sanar dúvidas, permitir partilhas e minimizar anseios durante a fase vivenciada. Como resultado o projeto tornou evidente a falta de contato que muitas mulheres ainda apresentam com tal assunto, o que trouxe uma aproximação entre o público feminino e suas dificuldades diárias vivenciadas, assim como, uma melhora de seu conhecimento em saúde. Além disso, houve a participação integrativa das mulheres indígenas e não indígenas durante as atividades, o que permitiu identificar seus fatores particulares, atingindo uma ampla variedade de aspectos biopsicossociais e estilos de vida que pudessem interferir no período do climatério, trazendo de tal forma uma partilha de vivências pessoais e propostas para intervenção e melhorias na qualidade de vida durante o processo de climatério e envelhecimento.

 

 


Keywords


Educação em Saúde, Climatério, Saúde sexual.

References


ALMEIDA, A.A.B et al. Influências do climatério na atividade sexual feminina / Influences of climacteric in female sexual activity. Rev. Rene; v.17,n.3, pag. 422-426, maio.-jun. 2016.

ALVES, Estela Rodrigues Paiva; COSTA, Aurélio Molina da; BEZERRA, Simone Maria Muniz da Silva; NAKANO, Ana Marcia Spano; CAVALCANTI, Ana Márcia Tenório de Souza; DIAS, Maria Djair. Climacteric: intensity of symptoms and sexual performance. Texto & Contexto - Enfermagem, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 64-71, mar. 2015.

CABRAL, Patrícia Uchôa Leitão et al. Influência dos sintomas climatéricos sobre a função sexual de mulheres de meia-idade. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2012.

LORENZI, Dino Roberto Soares De et al. Assistência à mulher climatérica: novos paradigmas. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 62, n. 2, p. 287-293, Apr. 2009.

SANTOS, Lídia da Silva; LEMOS, Matheus Dias; ZORZIM, Vivian Inácio. Mulheres menopausadas e suas crenças sobre esta fase da vida. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 5, n. 6, p. 6892-6906, 2019.

SANTOS, Sheila Milena Pessoa dos; GOLÇALVES, Roberta Lima; AZEVEDO, Elisângela Braga de; PINHEIRO, Ana Karla Dantas; BARBOSA, Carolina Araújo; COSTA, Kamila Nóbrega de França. A vivência da sexualidade por mulheres no climatério. Revista de Enfermagem da Ufsm, v. 4, n. 1, p. 113-122, 10 jul. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

VALENÇA, Cecília Nogueira; NASCIMENTO FILHO, José Medeiros do; GERMANO, Raimunda Medeiros. Mulher no climatério: reflexões sobre desejo sexual, beleza e feminilidade. Saúde e Sociedade, v. 19, p. 273-285, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-324

Refbacks

  • There are currently no refbacks.