Eficiência de aminoácidos para fixação de frutos na cultura da oliveira Olea europaea L / Aminoacids efficiency on olive pollen grain fertility

Samuel Francisco Gobi, Rosete Aparecida Gottinari Kohn, Ana Cláudia Kalil Huber

Abstract


A oliveira possui uma história recente em nosso país.  É conhecida  por sua bienalidade, ou seja, leva dois anos para completar  o  ciclo reprodutivo. Uma característica desta espécie é a polinização anemófila ou “cruzada”. Sabe-se que as  plantas que possuem essa condição de fertilização contêm uma carga excelente de flores com índices baixos de pegamento de frutos. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi aumentar o índice de vingamento de frutos e consequentemente a produtividade a partir das aplicações do bioestimulante de nome comercial “physiocrop top”. Foram realizados quatro tratamentos distintos: T1 como testemunha sem aplicação, o T2 com três aplicações, no T3 procedeu-se duas aplicações e o T4 aplicação somente na antese. A dose comercial do produto foi de 150ml para cada 100 litros de água. As variáveis avaliadas foram, produção por planta, massa média dos frutos, produtividade, rendimento de azeite e análise de custo benefício da aplicação. Os dados foram avaliados estatisticamente e demonstraram que houve superioridade significativa pelo teste  Tukey (p<0,05), para o tratamento T2, com três aplicações no período pré-florada, inicio da floração e com 50% do florescimento.

Keywords


bienalidade, fertilização, bioestimulante.

References


ALCANTARA, P. H., PORTO, M. G. F. Influência de fertilizante foliar com aminoácidos na cultura do jiló. Revista Brazilian Journal of Development, v.5, n.6, p. 5554-5563, jun 2019.

BARBOSA, M. Influência da Utilização de Bioestimulantes naturais em Vaccinium corymbosum. Tese de Mestrado no Instituto Politécnico Viana do Castelo, Portugal, 2017.

CANTERI, M. G., ALTHAUS, R. A., VIRGENS FILHO, J. S., GIGLIOTI, E. A., GODOY, C. V., SASM - AGRI : Sistema para análise e separação de médias em experimentos agrícolas pelos métodos scoft – Knott, Tukey e Duncan. Revista Brasileira de agrocomputação, V.1, N.2, p.18-24. 2001.

CASTRO, P. R. C. - Aminoácidos como coadjuvantes da adubação foliar e do uso do glifosato na cultura da soja. Dissertação apresentada para a obtenção do título de Mestre em Ciências. Fisiologia e Bioquímica de Plantas. Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". 2011.

JORGE,Z. L, COUTINHO, E. F. Análise sensorial,consumo e qualidade de azeites de oliva virgem extra /.Dr.Enilton Fick..tese de Mestrado UFPEL, Universidade Federal de Pelotas, ano 2013.

LOPES, J. P. Instituto Superior de Lisboa Avaliação do vingamento em ensaios de polinização controlada e do efeito da aplicação de um bioestimulante João Pedro da Ponte Soares Lopes Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Agronómica, 2011. Disponoivel:, Acesso em 17/06/2018.

RODRIGUES, M. Â. MANUAL DA SAFRA E CONTRA SAFRA DO OLIVAL biblioteca digital.ipb.bistren. Safra FINAL.pdf,2009 Disponivel:

%20FINAL.pdf> Acesso: 14/08/2018.

RUSSO, R. O; BERLYN, G. P. The use of organica biostimulants to help low input sustainable agriculture. J. Sustain. Agric., Binghanton, v.1, n.2, 2010.

SILVA,L. F. Meio de cultura para Germinação do grão de pólen e Paclobutrazol em oliveiras.Tese apresentada na área de fitotecnia com área de concentração Prodeção vegetal na Universidade Federal de Lavras para obtenção do titulo de doutor, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-320

Refbacks

  • There are currently no refbacks.