Proposta de elaboração e implementação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos do mercado municipal de Parintins/AM / Proposal for the elaboration and implementation of the solid waste management plan for the municipal market of Parintins/AM

Authors

  • Igor Gabriel De Oliveira Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Wescley Tavares Dray
  • Katrinne Tavares Ferreira
  • Ednilson Da Silva Albuquerque
  • Alzenilson Santos De Aquino

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-314

Keywords:

Resíduos sólidos, manejo de resíduos, coleta seletiva e educação ambiental.

Abstract

Desde a publicação do instrumento legal que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 de 2010), a procura por um correto gerenciamento de resíduos sólidos tem ganhado força no Brasil. Este estudo teve por objetivo analisar o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos do Mercado Municipal Leopoldo Neves localizado na cidade de Parintins/Amazonas após sua reinauguração, visando contribuir de forma prática no manejo adequado dos resíduos sólidos. A metodologia tem caráter exploratório, sendo o tipo da pesquisa caracterizada como estudo de caso, realizada por meio de levantamento de informações através de visitas técnicas in loco e entrevistas com colaboradores envolvidos com o manejo dos resíduos sólidos, bem como a caracterização dos resíduos por meio da composição gravimétrica. Após a tabulação dos dados obtidos e elaboração do diagnóstico, foi possível identificar as etapas do manejo que necessitavam enquadrar-se nas legislações pertinentes; e direcionar recomendações para as devidas adequações, de modo que o estudo produziu subsídios informativos essenciais para a elaboração e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Mercado Municipal Leopoldo Neves - Parintins/Amazonas.

 

 

References

AMAZONAS. PERS. Lei nº 4.457 de 12 de março de 2017. Institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos e dá outras providências. Amazonas. 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004 – Resíduos sólidos: classificação. 2ª Ed. Rio de Janeiro, 2004.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 358 de 29 de abril de 2005. Brasília, 2005. Dispõe sobre o Tratamento e a disposição final dos resíduos de serviços de saúde. Publicada no Diário Oficial da União de 04/05/2005.

BRASIL, PNRS. Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2010.

DA CONCEIÇÃO, Mário Marcos Moreira; JÚNIOR, Antônio Pereira. Plano de gerenciamento de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior. Brazilian Journal of Development, 2020, 6.7: 45643-45675.

DOS SANTOS, Joyce Aparecida Ramos; PHILIPPI, Daniela Althoff. Moradores e catadores: conscientização para a coleta seletiva num município sul-matogrossense/Residents and waste collectors: awareness of selective collection in a municipality in Mato Grosso do Sul. Brazilian Journal of Development, 2018, 4.2: 348-364.

Gil, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Gil, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Lakatos, e. M.; Marconi, m. A. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2003.

Naime, Roberto; Ramalho, Ana Helena Pinho; Naime, Ivone Sartor. Diagnóstico do sistema Avaliação do sistema de gestão dos resíduos sólidos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Estudos tecnológicos em Engenharia, v. 3, n. 1, p. 12-36, 2007.

Souza, Nilciana Dinely de. O processo de urbanização da cidade de Parintins (AM): evolução e transformação. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2013.

Rizzon, Fernanda; Nodari, Cristine Hermann; dos Reis, Zaida Cristiane. Desafio no gerenciamento de resíduos em serviços públicos de saúde/challenge in residue management in public health services. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 4, n. 1, p. 40, 2015

Published

2020-09-15

How to Cite

Souza, I. G. D. O., Dray, W. T., Ferreira, K. T., Albuquerque, E. D. S., & De Aquino, A. S. (2020). Proposta de elaboração e implementação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos do mercado municipal de Parintins/AM / Proposal for the elaboration and implementation of the solid waste management plan for the municipal market of Parintins/AM. Brazilian Journal of Development, 6(9), 6876–68285. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-314

Issue

Section

Original Papers