Sistema de Gestão Escolar: uma análise se o Q-Acadêmico do Instituto Federal de Roraima atende as necessidades dos cursos da modalidade EaD / School Management System: an analysis of whether the Q-Academic of the Federal Institute of Roraima meets the needs of EaD courses

Marcos Vieira Araujo, Jucilene Oliveira Souza, Gilmara Batista de Souza, Dâmaris Souza de Nojosa Pais, Rosivânia Demétrio Magalhães, Erismilta Sucupira Ferro Carneiro

Abstract


O cenário atual tornou-se um mundo informatizado, onde todos os processos administrativos, entre outros passaram a utilizar softwares que tem por finalidade agilizar, armazenar e proteger informações de uma empresa, governos e instituições de ensino pública e privada. A presente pesquisa justifica pela necessidade de conhecer se o sistema de gestão escolar Q-Acadêmico atende as necessidades em relação ao armazenamento e interação entre a plataforma Moodle utilizada pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR) nos cursos ofertados pela modalidade de Ensino à Distância. Logo, o seu objetivo é investigar se o Sistema de Gestão Escolar - Q-Acadêmico, atende as necessidades em relação a armazenamento, migração e interação entre a plataforma Moodle utilizada pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR) das informações pertinentes dos cursos ofertados pela modalidade de Ensino à Distância. A abordagem adotada foi a qualitativa, devido a obtenção das informações serem subjetivas e adquiridas por meio dos métodos de campo sendo caracterizado como um estudo de caso e tendo como instrumento de coleta um questionário no formato de roteiro de entrevista aplicado no mês de janeiro no DEAD a um professor experiente o qual também atua como administrador do AVA. Acredita-se que após a implementação de sincronização entre os dois sistemas, os cursos ofertados em EAD passem a ser vistos com mais credibilidade e esse tipo de modalidade de ensino passe a ser visto como algo funcional, uma vez que problemas de atrasos tem sido procastinados dentro da instituição por algumas coordenações, onde acredita-se por parte de algumas pessoas que não se deva dar crédito quanto a formação dos cursistas.

Keywords


Sistema de Gestão Escolar, EAD, IFRR.

References


Baptista, C. M.; Silveira, R. M.; Ruggiero, W. V. “Uma Ferramenta para Acompanhamento de Acessos a Conteúdos Didáticos”. In: CONFERÊNCIA IADIS IBERO-AMERICANA WWW/INTERNET. Vila Real, Portugal, 2007.

CHIAVENATTO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Editora Campus. 2000.

FROSINI, L. H.; CARVALHO, A. B. M. de. “Segurança e Saúde na Qualidade e no Meio Ambiente”, in: CQ Qualidade, nº 38, p. 40-45, São Paulo, Brasil. 1995.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete gestão escolar. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: . Acesso em: 30 de dez. 2016.

MORAIS, C. S. B. de; VALE, N. P. do; ARAÚJO, J. A. SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO (SGI) E OS BENEFÍCIOSPARA O SETOR SIDERÚRGICO. Revista

Metropolitana de Sustentabilidade - RMS, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 29-48, set./dez. 2013.

MORAN, José M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.

MOURA, R.; BERNARDINO, J. Um modelo para a integração de serviços: Moodle e Sistemas de Gestão Académica. RISTI: Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 5, p. 40–53, 2010.

Nascimento, E. L; Moura, E. S. “Uma Experiência de Integração do Ambiente de Aprendizagem Moodle com Software de Gestão Acadêmica - Q-Acadêmico - no CEFETES”. CIAED, 2008.

SOLER, Luís Alberto de, 2002. Diagnóstico das Dificuldades de Implantação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança na Micro e Pequena Empresa. Tese de Mestrado – Gestão Ambiental – UNIOESTE, Santa Catarina, Brasil.

VIEIRA, Alexandre (org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo, Avercamp, 2003. Páginas 151-164.

ZIULKOSKI, L. C. C. Integração do Moodle com o Banco de Dados Institucional na UFRGS. II Workshop de Tecnologia da Informação das IFES. Anais...Gramado/RS: 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-313

Refbacks

  • There are currently no refbacks.