O trabalho do tutor a distância do curso de pós- graduação lato sensu em educação: Métodos e técnicas de ensino do IFRR / The tutor's work distance from the lato sensu graduate course in education: IFRR teaching methods and techniques

Marcos Vieira Araujo, Jucilene Oliveira Souza, Gilmara Batista de Souza, Dâmaris Souza de Nojosa Pais, Rosivânia Demétrio Magalhães, Erismilta Sucupira Ferro Carneiro

Abstract


Analisar a didática do Tutor a Distância, o qual realiza papel de professor do início ao fim  do curso é importante, principalmente nas fases iniciais das primeiras disciplinas. Justificada pela necessidade de saber se as ações do tutor a distância estão de acordo com as especificações estabelecidas e se o mesmo tem realizado um bom trabalho, onde se espera obter um retorno positivo, principalmente no que se refere a minimização do risco de evasão em Universidades que conduz essa modalidade de ensino. Com isso, objetiva-se analisar o trabalho do Professor Tutor a Distância do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino do IFRR. Metodologicamente esta pesquisa está caracterizada como pesquisa de campo e sua abordagem caracteriza-se como pesquisa quantitativa. O público alvo totalizou aproximadamente 180 cursistas dos 5 municípios, sendo eles: Boa Vista, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Rorainópolis. Diante dos conceitos apresentados, os quais foram mais pontuados como conceitos “Bom” e “Ótimo”, considera- se a atuação na realização do trabalho do Professor Tutor a Distância como SATISFATÓRIA. Ter obtido um índice acima da média de 90% é reflexo de uma tutoria que já tinha experiencia na condução de outros cursos ofertados dentro do IFRR. Por isso, preparar e selecionar quando possível tutores com experiência é uma estratégia essencial para a condução e não evasão dentro dos cursos ofertados na modalidade em EAD.


Keywords


Educação a Distância, Tutor a Distância, IFRR.

References


AZEVEDO, Adriana Barroso de. Tutoria em EAD para além dos elementostécnicos e pedagógicos. Palestra apresentada no III Seminário EAD–Ufes–Formação de professores, tutores e coordenadores de polos para UAB. 22 a 09 agosto. 2018.

BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2012.

SCHLOSSER, Rejane Leal. A atuação dos tutores nos cursos de educação a distância.

Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529 Volume 6, Número 22, Fevereiro de 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-283

Refbacks

  • There are currently no refbacks.