Atuação do tutor do curso de licenciatura plena em matemática da universidade aberta do Brasil na Universidade Federal de Roraima / Performance of the tutor of the full license course in mathematics of the open university of Brazil at the Federal University of Roraima

Gilmara Batista de Souza, Héctor José García Mendoza, Marcos Vieira Araujo, Jucilene Oliveira Souza, Dâmaris Souza de Nojosa Pais, Rosivânia Demétrio Magalhães, Erismilta Sucupira Ferro Carneiro

Abstract


Esta pesquisa fora realizada com os tutores a distância da Universidade Federal de Roraima, de modo a cooperar com a melhora da educação nesta modalidade no segundo semestre de 2017. Tem como objetivo analisar a atuação do tutor do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Roraima considerando a sua importância para a educação à distância. O estudo fora aplicado com um grupo de 9 tutores a distância da UAB/UFRR, no Curso de Licenciatura Plena em Matemática à distância. Contudo, como a atuação do tutor da UAB da UFRR é importante no auxilio e na busca do conhecimento do cursista do curso de Licenciatura Plena em Matemática em Educação a Distância sendo este curso caracterizado de uma área das exatas? Quanto à natureza da pesquisa pode ser classificada como qualitativa, por meio do uso de questões abertas os tutores expressaram os seus conhecimentos, permitindo maior conhecimento do fenômeno estudado. No que se refere ao tipo de pesquisa, classificou-se como descritiva, pois foram descritas a atuação do tutor na UAB da UFRR, competências e valorização. A respeito dos procedimentos técnicos utilizados a pesquisas classificou-se como bibliográfica e estudo de caso. Como conclusão principal, o tutor assume um papel do maior protagonista na educação a distância e se faz indispensável uma formação específica neste campo. Para isso, o tutor precisa garantir a participação dos cursistas, cuidar e prover a existência de comunidades virtuais de aprendizagem, assegurando o bom desenvolvimento dos cursistas.

Keywords


Tecnologias, Educação a Distância, Tutoria, UAB/UFRR.

References


ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de; SILVA, Wender Antônio da. Diretrizes para atuação dos tutores no NEaD-UFRR. Curso de Capacitação em Moodle para Tutor. Boa Vista / RR, 2013.

ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2011

ARETIO, L. G. Educación a distancia hoy. Universidad Nacional de Educación a Distancia, 1994. In: GUAREZI, R. C. M; MATOS, M. M. Educação a distância sem segredos. Curitiba: Ibpex, 2009

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Normativa nº 02, de 10 de janeiro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, de 11 de janeiro de 2007.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Diário Oficial da União, Brasília, de 20 de dezembro de 2005.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura – Brasília / DF. Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância. NEVES, Carmem Moreira de Castro Neves. 2003 http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/disciplinas/392_pesquisa_qualitativa_godoy.pdf

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 9.394, de 20 dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, de 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Universidade Aberta do Brasil. Brasília: MEC/SEED, 2005. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Legislação. Brasília:M E C / S E E D , 2 0 0 5 .

. Decreto Federal nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

FNDE. Resolução CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009. Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e execução dos cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Disponível em .

GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Editora Avercamp, 2005.

MARTINS, O. B. Teoria e prática tutorial em educação à distância. In: Educar, n. 21. Curitiba: Editora UFPR, 2003, p. 153-171.

PARREIRA, Fábio José Parreira, Metodologia de Aprendizagem Em EaD. Curso de Licenciatura em Informática a Distância. Boa Vista / RR, 2013.

SILVA, Marinilson Barbosa. O processo de construção de identidades individuais e coletivas do ser-tutor no contexto da educação a distância, hoje. Tese de Doutorado Programa de Pós-graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-278

Refbacks

  • There are currently no refbacks.