Traços Identitários: O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo e o Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga / Identity traits: The Sanctuary of Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo and the Sanctuary of Bom Jesus do Monte in Braga

Eder Donizeti da Silva, Adriana Dantas Nogueira

Abstract


Este artigo pretende demonstrar as semelhanças e diferenças arquitetônicas compartilhadas entre o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas do Campo) e o Santuário do Bom Jesus de Braga (Bom Jesus do Monte), abordando: características topográficas da implantação, composição ornamental das fachadas e portadas, pinturas e temas das superfícies arquiteturais e policromias escultóricas, composição dos adros, escadórios e Passos da Paixão, pontuando a expressividade de Aleijadinho no uso da técnica do talho da pedra sabão no templo mineiro e a técnica escultórica em granito bracarense.

A metodologia comparativa acentua a notação da percepção simbólica atmosférica paisagística arquitetural/escultórica que os templos provocam no observador fruidor; chamando a atenção para os aspectos de maior importância que distinguem e aproximam os sítios de Braga e Congonhas (Jardins Religiosos), nos quais a dramaticidade e o aguçar dos sentidos transbordam significados em arte e virtudes, bem como, procura pontuar questões de interesse técnico construtivo entre os conjuntos edificados; ressaltando o desafio de se apreender/compreender traços identitários nas arquiteturas presentes no universo lusófono.


Keywords


Arquitetura, Igrejas, Identidade, Percepção, Construção.

References


BAZIN, Germain. O Aleijadinho e a escultura barroca no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1963.

BEZERRA, João Alirio Xavier. Subsídios para uma outra leitura do Bom Jesus do Monte – Santuário de Peregrinação. Braga: Editora Abel Antonio Bezerra, 2002.

COSTA, Lúcio. Registro de uma vivência. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 1995.

MASSARA, Monica F. Santuário do Bom Jesus do Monte. Braga: Confraria do Bom Jesus do Monte, 1988.

OLIVEIRA, Mario Mendonça de. "A contribuição da antiga engenharia military para a engenharia civil e arquitetura." In Subsídios para uma história da construção luso-brasileira, edited by Nelson Porto Ribeiro. Rio de Janeiro: Pod Editora, 2013. p.47-70

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Aleijadinho: Passos e Profetas. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2002.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Aleijadinho e o Santuário de Congonhas. Brasilia DF: IPHAN/Monumenta, 2006.

POLIÃO, Marco Vitruvio. Da Arquitetura. São Paulo: Hucitc/Fundação para pesquisa ambiental, 1999.

SILVA, E.D.; GOIS,M.; PAULO,K.P.; TEIXEIRA,R.R.S. Estudo das argamassas antigas da Igreja de N.Sa.do Amparo dos Homens Pardos em São Cristóvão, SE/BR. In Brazilian Journal of Development, v.5, p.25304-25329, 2019.

SMITH, Robert C. Congonhas do Campo. Rio de Janeiro: Agir, 1973.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-256

Refbacks

  • There are currently no refbacks.