Escola X avaliação da gestão escolar: a avaliação e suas contribuições para o sucesso institucional / School X school management evaluation: evaluation and its contributions to institutional success

Maiara Sobral Silva, Quenízia Vieira Lopes, Idrlan Alves Batista

Abstract


 Este trabalho tem por objetivo identificar nas escolas municipais de Palmas – TO quais as estratégias e instrumentos, utilizados na avaliação da gestão escolar, a partir da legislação nacional da educação, na literatura, assim como no próprio sistema municipal de educação de Palmas - TO. O mesmo se justifica por se entender que a avaliação é um instrumento que pode revelar se a escola está cumprindo seu papel social e oferecendo educação de qualidade, e ainda revelar quanto a satisfação e insatisfação do servidor. As pesquisas foram realizadas em campo (secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação e Unidades Escolares), e continuaram por meio das bibliografias e sites da internet. Nas 6 (seis) escolas pesquisadas, ambas localizadas em regiões geográficas distintas da cidade de Palmas – TO, os dados foram obtidos “in loco”, por meio de um questionário elaborado e utilizado internamente pelas escolas para avaliar não somente a gestão escolar, mas os servidores que dela participam. Dos resultados obtidos, constatou-se que o sistema municipal de educação de Palmas - TO, a literatura assim como a legislação nacional não dispõe explicitamente sobre a avaliação da gestão escolar. Mas, no entanto, enquanto o sistema municipal de educação de Palmas - TO, a literatura e a legislação nacional não proporcionam mecanismos de avaliação à gestão escolar e nem aos seus profissionais lotados nas Unidades de Ensino, algumas escolas municipais de educação de Palmas – TO inovam na metodologia de avaliação da sua gestão escolar, assim como dos seus servidores.


Keywords


Avaliação, educação, gestão escolar.

References


BRASIL, Presidência da República. Constituição Federal de 1988.

BRASIL, Congresso Nacional de Educação. Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília DF: D.O.U. de 22/12/1996.

_____. Lei nº 10.172/01 – Plano Nacional de Educação- PNE, 2001.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 7ª edição. São Paulo: Atlas, 2015.

SANT’ANNA, Ilza Martins. “Por que Avaliar? Como Avaliar? “Critérios e Instrumentos”. 17ª edição, Petrópolis - RJ: Vozes, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-248

Refbacks

  • There are currently no refbacks.