Controle de exaustão de uma caldeira movida a cavaco buscando eficiência energética / Exhaustion control of a boiler moved to cavaco seeking energy efficiency

Danilo Expedito Michelin, Roberto Ribeiro Neli, Wyrllen Everson de Souza, Eduardo Giometti Bertogna

Abstract


Atualmente, as empresas buscam mais eficiência em seus processos para se manterem competitivas no mercado. Para isso, existe a necessidade de buscar novos métodos de inovação para se alcançar essa eficiência, tendo em vista principalmente um retorno financeiro. Nessa busca por eficiência o mundo observa atentamente novas maneiras de aproveitar melhor a energia utilizada, para que as máquinas se movimentem, podendo ser elétrica, térmica ou eólica. Nesse projeto, o foco é voltado para a eficiência e para o consumo de energia elétrica na área industrial, mais especificamente na geração de vapor. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é a instalação de um inversor de frequência em um motor de exaustor de tiragem, com o intuito de eliminar controles eletromecânicos que restringem a tiragem de ar conhecidos como damper. Assim, o inversor irá fazer o controle de velocidade do exaustor em questão proporcionando economia de energia elétrica e melhoria no controle da tiragem de ar, além da eliminação de alguns dispositivos eletromecânicos que necessitam de constantes manutenções preventivas.


Keywords


Inversor de Frequência, Controles Eletromecânicos, Energia Elétrica, Economia de Energia.

References


FIRJAN, S. Quanto custa a energia elétrica para a indústria no Brasil? Publicações Sistema Firjan, p. 1–7, 2016.

FRANCHI, C. M. Inversores de Freqüência: Teoria e Aplicações. 2a ed. São Paulo: Editora Érica, 2013.

OGATA, K. Engenharia de Controle Moderno. 5a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SIEMENS INDUSTRY. Manual de instruções Sinamics G150. Disponível em: .

CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica: Preços Médios - PLD. 2019. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2019.

COPEL - Compania Paranaense de Energia Elétrica: Tarifas 2018. 2018. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-246

Refbacks

  • There are currently no refbacks.