O Desenvolvimento de um Sistema de Abastecimento de Água Utilizando Poços Tubulares Horizontais para Captação de Águas Salinas Para Abastecimento Da Cidade De Cedral/MA / The Development of a Water Supply System Using Horizontal Tubular Wells to Capture Saline Water to Supply the City of Cedral / MA

Lucas Allan Moraes Barros, Lecyane Lima Pessoa, Nijacson Silva Coelho, Claudemir Gomes Santana

Abstract


A água é um bem comum a todos, acessível a boa parte da população em boas qualidades de consumo. Como forma de melhorar o acesso a água, foram criadas Sistemas de Abastecimentos de Água (SAA) para que população da cidade de Cedral/MA fizesse o melhor uso dos recursos hídricos disponíveis. O uso de SAA é regulada pela NBR 12218/1994 que regulariza os projetos de redes de distribuição para abastecimento público, afirmando também que a água deverá apresentar características de potabilidade disponíveis para consumo humano, contínua e com pressão recomendada. A água consumida na cidade de Cedral é distribuída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto–SAAE, que abastece aproximadamente 4.970 domicílios através de uma central sem tratamento segundo IBGE (2010). O presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de um sistema de abastecimento e captação de água do mar através de poços tubulares horizontais tubulares. O uso dessa estrutura possibilita gera um fluxo contínuo e ininterrupto de água sendo distribuída a população. Para o estudo de caso em questão, os poços tubulares horizontais serão locados a certa profundidade de maneira que seja possível a captação da água no período de maré vazante ou de maré enchente. O método e perfuração do poço escolhido foi o rotativo, devido à ausência de rochas, havendo material arenoso. O processo de osmose reversa oportuna o uso da agua do mar, fazendo o processo de dessalinização, obtido de forma simples e contínua e obtendo água em condições potáveis.


Keywords


Poços Horizontais, SAA, Recursos Hídricos, Dessalinização.

References


ABNT. NBR 12218: Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público. 1994, Rio de Janeiro, p.04

ANA. Ministério do Meio Ambiente. Atlas Brasil: abastecimento urbano de água: resultados por estado. Brasília, (DF): ENGECORPS/COBRAPE, 2010. v. 2. Disponivel em:

http://atlas.ana.gov.br/Atlas/downloads/atlas/Resumo%20Executivo/Atlas%20Brasil%20-%20Volume%202%20-%20Resultados%20por%20Estado.pdf. Acesso em: 25 de set. de 2019

ANDRADE, Manuel Correia de. Paisagens e problemas do Brasil. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1969.

Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT NBR 12212 – Projeto de rede de poço para captação de água subterrânea. 1992, Rio de Janeiro, p.05

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Demografia e saúde, Cedral-MA, 2010. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/cedral_ma. Acesso em: 30 de set. 2019

BRITO NEVES, B.B. The Cambro-ordovicianofthe Borborema Province. Boletim IG - Série Científica, São Paulo, v. 29, p. 175-193, 1998.

CONAMA RESOLUÇÃO n° 357 de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.

CORREIA FILHO, Francisco Lages et al. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Maranhão: relatório diagnóstico do município de Cedral. Teresina: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2011.

CORREIA FILHO, Francisco Lages et al. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea: estado do Maranhão: relatório diagnóstico do município de Cedral. CPRM, 2011.

FEITOSA, A. C. O Maranhão primitivo: uma tentativa de constituição. São Luís: Augusta, 1983.

FEITOSA, A. C. Relevo do estado do Maranhão: uma nova proposta de classificação topomorfológica. São Luís: DEGEO-NEPA/UFMA, 2016.

IBAMA. Plano de Manejo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. São Luís -MA, 2003. 499 p.

IBGE. Dados dos municípios brasileiros. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/cedral/panorama7. Acesso em: 24 set. 2019.

JOSHI, S. D. Horizontal well technology. Oklahoma, USA: Pennwell, 1991.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-222

Refbacks

  • There are currently no refbacks.