Corpo social e as relações de cuidado / Social body and care relationships

Lívia Mol Fraga Melo, Ana Luiza Veloso Lima, Anna Carla Silveira Rodrigue, Larissa Gabrielle Rodrigues, Alane Torres de Araújo Lima, Tony Carlos Rodrigues Júnior, Tatiana Vasques Camelo dos Santo

Abstract


Diversas são as concepções de corpo, para entendê-lo, aspectos muito além da mera biologia devem ser abordados sendo a importância desse entendimento fundamental para relações humanas, principalmente quando se fala em profissionais da saúde e pacientes. Objetivou-se refletir sobre as concepções de corpos na antropologia e a sua relação no cuidado e assistência à saúde. O trabalho foi realizado a partir de uma revisão de literatura sobre o corpo social e as relações de cuidado e a partir daí realizou-se a construção de um texto coletivo. Considera-se que o corpo nunca é encontrado em seu estado natural, já que até mesmo o modo de pensar do indivíduo é influenciado, e ao longo do tempo essa influência faz com que o corpo se torne um fenômeno cultural, único. A partir disso, o grande desafio dos profissionais da saúde, é o reconhecimento desta concepção e a partir dela adequarem-se a cada tipo de paciente, pois só através de um relacionamento contratualista, o profissional conseguirá a adesão de seus pacientes ao tratamento, e para tanto, faz-se necessário o entendimento do corpo, não meramente biológico, mas aquele construído na sociedade.


Keywords


Corpo, corporeidade, indivíduo, sociedade.

References


DECOTELLI A. M. O corpo e sua função condicional no Fédon de Platão. Revista Contemplação, v.12, p.81-95, 2015.

NEVES, L. A. Corporeidade: uma filosofia de atuação na educação física. Trabalho de Conclusão de Curso -Curso de Bacharelado em Educação Física, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009.

RODRIGUES, J. C. Corpos na Antropologia. In: MINAYO, M. C. S.; JÚNIOR, C. E. A. C. Críticas e atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-219

Refbacks

  • There are currently no refbacks.