A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks

Authors

  • Jaciane Gomes Sousa de Lima Silva
  • Severina Ferreira de Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1637

Keywords:

Expansão dialógica, Livro didático, Língua Portuguesa.

Abstract

Este trabalho traz um recorte de uma pesquisa sobre a expansão dialógica dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos por meio das perguntas nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD 2014. Objetiva investigar e categorizar as perguntas presentes nos livros didáticos baseando-se na tipologia de perguntas de compreensão elaboradas por Marcuschi (2008),buscando identificar se elas possibilitam ao estudante da EJA o desenvolvimento do pensamento crítico e a expansão dialógica do conhecimento.O objeto desta análise são as perguntas dos 5 primeiros textosdo capítulo 1 da unidade 1 intitulada “Diferentes falares e versos”, da edição correspondente ao 6º ano, da coleção EJA Moderna (editora Moderna, dos autoresClaudemir Donizeti de Andrade; Cláudia Graziano Paes de Barros; Marina SandronLupinetti, Daniela Cristina Pinheiro Cohen e Milena Moretto). Até o momento, encontramos em menor número perguntas que auxiliam o educando na compreensão/interpretação textual, que exigem respostas que não estão centradas no texto e que proporcionam o raciocínio crítico. Percebemos uma predominância de perguntas que não exigem uma reflexão crítica do aluno. Logo, as perguntas dessa coleção didática não estão auxiliando o estudante da EJA no desenvolvimento do pensamento crítico e na expansão dialógica do conhecimento.

References

ALMEIDA LOPES, J. P. Construção do conhecimento nas aulas de leitura em língua materna: estratégias interacionais indicadoras de resposta certa. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/download/4079/2725> Acesso em 10 de jul. de 2018.

BAKHTIN, M. (V.N. Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. 11ª. Ed. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 2004.

BRASIL. Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. – Natal: EDUFRN, 2014.

________. LEI Nº 13.632, DE 6 DE MARÇO DE 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre educação e aprendizagem ao longo da vida. Brasília, 2018.

BUNZEN, C.& ROJO, R. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: Maria da Graça Costa Val e Beth Marcuschi (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2005.

BUNZEN, C. Livro didático de Língua Portuguesa: Um gênero do discurso. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: Universidade estadual de campinas, 2005.

GOMES, C. M. A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

JESUS, D. M. As configurações interacionais e o modo de perguntar de professor de inglês. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2000.

KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P.; TORRES, M. R. P.. Leitura em livros didáticos: a argumentação em questão. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 86-98, jan./abr. 2011.

LUCIOLI, R. M. As perguntas como mediadoras na construção de conhecimentos. 2003. 184f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MENEGASSI, Renilson José. Leitura: a elaboração de perguntas pelo professor e os reflexos na interpretação textual. Mimesis, Bauru, v. 20, n. 2, 83-101, 1999.

MOLINA, O. Quem engana quem: professor x livro didático. São Paulo: Papirus, 1987.

NININ, M. Da pergunta como ato monológico avaliativo à pergunta como espaço para expansão dialógica: uma investigação à luz da Linguística Aplicada sobre modos de perguntar. São Carlos: Pedro e João, 2013.

SILVA, Jaciane G.S.L. O Ensino de Língua Inglesa na EJA: uma experiência a partir do People’s Museum. Dissertação de Mestrado. UFPE- Recife, 24 de março de 2015.

UCHÔA, S. M. O papel das perguntas e respostas em aulas de leitura: análise do contexto de 5ª série. 1996. 326f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 1996.

VYGOTSKY, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1934/2001..

Published

2019-04-01

How to Cite

Silva, J. G. S. de L., & Lima, S. F. de. (2019). A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks. Brazilian Journal of Development, 5(6), 4503–4512. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1637

Issue

Section

Original Papers