Percepção sobre o uso de maquetes no ensino da Geografia Física: Estudo de caso com alunos da Universidade Federal do Piaui / Perception about the use of mockups in the teaching of Physical Geography: Case study with students from Federal University of Piaui

Emerson Alves de Carvalho, Ítalo José Pereira Sobral, Cláudia Maria Sabóia de Aquino

Abstract


O presente trabalho é um estudo realizado a respeito da percepção dos alunos ingressantes no curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí, quanto ao emprego de maquetes para o ensino de contéudos da Geografia Física, notadamente contéudos discutidos e abordados na disciplina Introdução a Geologia ministrada no primeiro bloco do curso. O estudo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário com alunos da disciplina do primeiro periódo do ano de 2018. Baseando-se nos dados analisados constata-se que o uso de maquetes para o repasse de conteúdos da disciplina Introdução a Geologia mostrou-se positivo e satisfatório, facilitando a apreensão dos diversos contéudos relativos a Tectônica/orogêneses e epirogênese; Tempo geológico; Camadas da Terra; Relevo; Intemperismo/erosão/sedimentação e Estrutura Geológica Brasileira.


Keywords


Ensino, Geografia Física, Maquete.

References


ALBURQUERQUE, Hebert Lins de. AMARAL, José Januário de Oliveira. Maquetes como recurso didático no ensino da Geografia na escola de linha na Amazônia. Disponível em https://even3storage.blob.core.windows.net/anais/82099.pdf. Acesso em: 2 dez. 2018.

SILVA, J. S e. Geografia e ensino. In: SILVA, J. S. e (Org.). Contruindo ferramentas para o ensino da Geografia. Teresina-PI, EDUFPI, 2011, p. 11-20.

SILVA, C. R. et al. Aplicações múltiplas do conhecimento da geodiversidade. In: SILVA, C. R. (Org.). Geodiversidade do Brasil: conhecer o passado, para entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro: CPRM, 2008. CLIMATEMPO. Climatologia. Disponível em: https://www.climatempo.com.br/. Acesso em: 14 nov. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-196

Refbacks

  • There are currently no refbacks.