Formação e assessoria em políticas sociais no município de São Borja/RS / Training and advisory in social policies in the municipality of São Borja / RS

Renan Mendonça Alves, Milena Rodrigues, Rosilaine Coradini Guilherme, Elisangela Maia Pessoa

Abstract


O presente trabalho tem como objetivo apresentar relato de experiência apreendida a partir do Projeto de Extensão Formação e Assessoria em Políticas Sociais no município de São Borja/RS. Trata-se de uma proposta extensionista vinculada ao Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, Campus São Borja/RS; ao qual se encontra em implementação desde o primeiro semestre letivo de 2017. Especificamente pretende-se situar a proposta idealizada no projeto, a fim de confrontá-la com as ações executadas entre os meses de março e setembro do corrente ano, visto que as mesmas representam os seus resultados parciais. Também será desenvolvida linha reflexiva a respeito da importância do acesso à tríade - pesquisa, ensino extensão - para a formação acadêmica. Para a materialização do seu objetivo geral, o projeto se estruturou a partir de quatro eixos específicos: a) Instituir um grupo de estudo aos discentes do Curso de Serviço Social com a finalidade de promover a reflexão crítica acerca de categorias como políticas sociais e intersetorialidade; b) Realizar mesa-redonda com a participação de membros de conselhos de direitos e profissionais que atuam no âmbito do acesso ao sistema de proteção social; c) Ofertar curso de curta duração aos membros dos conselhos de direitos e profissionais que atuem no âmbito das políticas sociais, a fim de fomentar subsídios teórico-prático que ampliem conhecimento e impulsionem intervenções profissionais qualificadas, bem como fortaleça as práticas conselhistas; d) Fomentar o papel da universidade em atuar na transformação da realidade social, considerando a troca de conhecimento teórico-prático entre docentes, discentes e a comunidade local. O método utilizado na elaboração do presente trabalho é o dialético crítico e deu-se a partir de um relato de experiência sendo que ao final do trabalho se apresentara os resultados provisórios das ações desenvolvidas.

Keywords


Assessoria, Formação, Políticas Sociais, Intersetorialidade, Trabalho.

References


MENDES, Eugênio Vilaça. 25 Anos do Sistema Único De Saúde: resultados e desafios. Estudos Avançados. V ol. 27 no. 78 São Paulo, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000200003>. Acesso em: 22 set. 2017.

NASCIMENTO, Sueli do. Reflexões Sobre a Intersetorialidade entre as Políticas Públicas. Revista Serviço Social e Sociedade, nº 101. São Paulo: Cortez Editora, jan./mar.,2010.Disponívelem:. Acesso em: 19 set. 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-192

Refbacks

  • There are currently no refbacks.