Sequência didática e temas geradores como estratégias no ensino de bioquímica e alimentação / Teaching sequence and generating topics as strategies in the teaching of biochemistry and food

Authors

  • Josivan Washington Marinho dos Santos
  • Maria da Conceição Pereira Barbosa
  • Klyvia Leuthier dos Santos
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão
  • Betânia Cristina Guilherme

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-189

Abstract

O cotidiano escolar deve se relacionar com o cotidiano discente fora da escola, uma vez que essa relação favorece o aprendizado de maneira critica e ativa. Nesse sentido é importante agregar vivências e práticas com foco na relação entre conteúdo e cotidiano. O presente estudo relata intervenções do Programa de Iniciação a Docência - Núcleo de Biologia, sobre os conteúdos de bioquímica e as biomoléculas visando  aproximar os estudantes sobre tais conceitos de forma a não torná-los abstratos quando não explorados. As praticas e momentos relatados buscaram favorecer o pensamento crítico a respeito da ingestão/digestão dos alimentos identificando as biomoléculas na alimentação. Para atingir estes objetivos o grupo utilizou duas práticas educativas; na construção das atividades, utilizamos as estratégias de sequências didáticas e construção de mapa conceitual. Visando a consolidação das estratégias do estudo buscou-se estimular a participação ativa dos educandos através do “tema gerador” e feedbacks intensificando os pontos a serem explorados e consolidados.  Nas primeiras analises percebeu-se que 42,3% do número total de repostas apresentavam equívocos. Ao logo do caminho metodológico em analises posteriores o numero de equívocos correspondeu apenas a 2%. Por fim a analise de todo estudo evidenciou a eficácia da intervenção, uma vez que em comparação com as produções anteriores e posteriores das atividades nota-se uma evolução positiva no que se diz respeito a predominaria de conteúdos acertivos por parte dos estudantes. Os temas geradores bem como às sequências didáticas mostraram-se eficientes ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, garantindo resultados positivos nas intervenções e atividades planejadas por docentes. Também registramos que os discentes se tornaram mais críticos a respeito dos alimentos que passariam a consumir e também saberiam identificar os nutrientes presentes nesses alimentos como foi mostrado nos mapas conceituais.

References

AGUIAR, J. G.; CORREIA, P. R. M. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. in: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências v. 13, n. 2, 2013.

ANDRÉ, W. D. S. et al. Construção de sequências didáticas na formação inicial de professores: Ensinando bioquímica na perspectiva do paradigma emergente. in: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, 314 p.

CHASSOT, A.; VENQUIARUTO, L. D.; DALLAGO, R. M. De Olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Caloria. Química Nova na Escola, n. 21, 2005, p.10-13.

CORAZZA, S. M. Tema gerador: concepções e práticas. Ed. 3. Ijuí: UNIJUÍ, 2003. 60 p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Pas e Terra. 1987.

MACÊDO, A. P. Rótulos de alimentos para o ensino de bioquímica: proposta de ensino para professores de química e de biologia da educação básica. 2017. 106 p. Dissertação (Programa de Pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática) Universidade Federal de Uberlândia.

NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução de Learning how to learn (1984). Ithaca, N.Y.: Cornell University Press.

Programa de Educação Nutricional – PEN. Nutriamigos. Bauru, SP, 2012.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Fundação CAPES, quarta, 03 setembro 2008. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em: 29 abril 2019.

SILVA, R. M. G.; FURTADO, S. T. F. Diet ou Light: Qual a Diferença? Química Nova na Escola, n. 21, 2005, p.14-16.

SILVA, R. O.; ROSA, L. Q.; SILVA, L.P.; SOUZA, M. V. A correspondência entre objetos de aprendizagem e mapas conceituais: uma revisão sistemática da literatura. Brazilan Jounal of Development, Curitiba, v. 5, n. 10, p. 17887-17900, out. 2019

SILVA, S. M. et al. Explorando o tema “alimentação” para o ensino de bioquímica. In: Revista Debates em Ensino de Química, Recife-PE, v. 4, n. 1. 2018.

VIEIRA, R. Fundamentos de Bioquímica: Textos didáticos. Belém, 2003.

STAINBACK, S. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

ZABALA, A. (1998). A Prática Educativa: Como ensinar. Trad. de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2010. 224 p.

Published

2020-09-09

How to Cite

Santos, J. W. M. dos, Barbosa, M. da C. P., Santos, K. L. dos, Leão, A. M. dos A. C., & Guilherme, B. C. (2020). Sequência didática e temas geradores como estratégias no ensino de bioquímica e alimentação / Teaching sequence and generating topics as strategies in the teaching of biochemistry and food. Brazilian Journal of Development, 6(9), 66574–66586. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-189

Issue

Section

Original Papers