Uso de modelos animais na indução da obesidade e alterações fisiológicas / Use of animal models in inducing obesity and physiological changes

Telma Melo da Silva, Fabiane Malheiros de Oliveira, Kailane Coelho Pinto Rodrigues, Letícia Ramos Nobre, Mikaely Lima Brito

Abstract


A utilização do modelo animal tem sido frequentemente aplicada em estudos, devido à grande similaridade e equivalência entre os genomas de roedores e humanos, tornando os uma ferramenta importante para o estudo da obesidade e condições que afetam os humanos. A obesidade foi considerada uma importante síndrome do século XXI alcançando grandes proporções, tornando-se epidêmica em todo o mundo. Para melhor compreensão dos elementos envolvidos na fisiopatologia da doença, pesquisadores utilizam modelos animais para experimentos. Assim o objetivo dessa revisão bibliográfica é apresentar os diferentes tipos de dietas utilizadas para a indução da obesidade em roedores, sendo elas hiperlipídica, hiperprotéica, hipercalórica e dieta de cafeteria, que consistem em sua maioria em uma alimentação rica em gorduras e açúcares, se assemelhando aos hábitos alimentares da sociedade, uma vez que estas dietas causam modificações fisiológicas tornando-se eficiente em pesquisas relacionadas à obesidade. Buscaram-se pesquisas em bases de dados eletrônicos e consulta ao tema por levantamento bibliográfico em artigos científicos e revistas especializadas. Os resultados obtidos apresentaram uma diferença no peso dos animais, nos níveis séricos de glicose, insulina, colesterol total e triglicerídeo quando analisados. As avaliações demonstraram que todos os modelos utilizados nos experimentos, desenvolveram aumento de adiposidade. Com base na pesquisa entende-se que é necessário o uso dos modelos animais, afim de preservar a integridade do ser humano, assim como são imprescindíveis outros estudos com o intuito de investigar as causas e efeitos da obesidade induzida através de diferentes dietas para que assim, possam fornecer uma melhor compreensão da fisiopatologia da obesidade e proporcionar novas opções de prevenção e tratamento.


Keywords


Pesquisa, Dietas, Animais.

References


BALLESTRERI, Érica; MARCON, I.F; TAVARES, R.G. Comparação de Modelos de Indução da Síndrome Metabólica: Dieta com Excesso de Frutose e Dieta Hiperlipidêmica. Rev. Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, SP. v .9. n.51. p.96-104. Maio Jun. 2015. ISSN 1981-9919.

BORBA, A.J. et al. Dieta hiperlipídico-proteica utilizada para emagrecimento induz obesidade em ratos. Rev. Nutr. Campinas, 24(4):519-528, jul/ago. 2011.

COLTRI. B. M. et al. Avaliação Morfométrica da Influência da Obesidade Sobre o Tecido Gengival de Ratos com Periodontite Experimental. Rev Bras ci Saúde 21(2): 127-132 2017.

CREGE, D.O. et al. Alterações Cardiometabólicas em Ratos Wistar Alimentados com Dieta Hiperlipídica e Hipercolesterolêmica por Seis Semanas. Rev. Int J Cardiovasc Sci.2016;29(5):362-369.

JACOBSON, B. B. et al. Perfis Cardíaco, Metabólico e Molecular de Ratos Sedentários no Momento Inicial da Obesidade. São Paulo. Arq Bras Cardiol. 2017; 109(5): 432-439.

FERREIRA, et al. Frequência dos fatores de risco de obesidade em usuários do Laboratório Distrital Leste, Manaus, Amazonas. Rev. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 6, p.37374-37385, jun. 2020.

MALAFAIA, A. B. Indução de Obesidade com Sacarose em Ratos. ABCD Arq Bras Cir Dig 2013.

MARTINS, Fernando. et al. Dieta Hiperlipídica Promove Remodelação Cardíaca em Modelo Experimental de Obesidade. Rev. Arq Bras Cardiol. 2015; [online]. Ahead print, PP.0-0.

NASCIMENTO, T. B. et al. Alterações vasculares em ratos obesos por dieta rica em gordura: papel da Via L-arginina/NO Endotelial. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2011, vol.97.

OLIVEIRA, G. S. Efeito De Um Modelo De Dieta De Cafeteria No Crescimento E Estado Nutricional Em Ratos Wistar. 2017. 41f. Trabalho De Conclusão De Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

OLIVEIRA, G. S. Efeito De Um Modelo De Dieta De Cafeteria No Crescimento E Estado Nutricional Em Ratos Wistar. 2017. 41f. Trabalho De Conclusão De Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

PEREIRA, J.L. et al. Ganho de peso e alterações metabólicas em camundongos submetidos à dieta hiperlipídica. Rev. Ciência & Saúde 2018;11(1):51-57.

ROSINI, T. C. et al. Obesidade induzida por consumo de dieta: modelo em roedores para o estudo dos distúrbios relacionados com a obesidade. Rev Assoc Med Bras 2012.

VERA CRUZ, M. et al. Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalórica • J Bras Patol Med Lab • v. 46 • n. 5 • p. 407-413 • outubro 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-165

Refbacks

  • There are currently no refbacks.