Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition

Virgínia Maria Costa de Oliveira Guerra, Natália Viviane Santos de Menezes, Eliane Mara Viana Henriques, Luana Mara Silva de Castro Pacheco da Cunha, Nara de Andrade Parente

Abstract


A metodologia da Problematização é utilizada em situações nas quais os temas estejam relacionados com a vida em sociedade. Está presente em alguns métodos que podem subsidiar o ensino, trabalhando numa situação problema para solucioná-la. A pesquisa relata a experiência vivenciada, por um grupo de professores, no desenvolvimento de Metodologia Ativa utilizando o Arco de Maguerez, numa prática em um módulo do curso de nutrição de uma universidade particular. Trata-se de um relato de experiência usando a metodologia do Arco de Maguerez, em sua vertente desenvolvida e adaptada por Berbel. Ele foi utilizado na aula prática, tendo como conteúdo da unidade: Alimentos para fins especiais. O objetivo geral do referido conteúdo configurou-se em caracterizar os alimentos para fins especiais, sua rotulagem e sua influência sobre as dietas da moda, imagem corporal, autoestima e alimentação moderna. Considerou-se de fundamental importância os desdobramentos que esse tipo de metodologia trouxe de contribuição ao alunato. Verificou-se o empoderamento desses alunos na tomada de solução dos problemas do conteúdo abordado. Além disso, ressalta-se que essa prática possibilitou o desenvolvimento de conhecimento e sua aplicabilidade, ajudando esses alunos a serem mais críticos, mais proativos nesse processo de ensino-aprendizagem.

 

 


Keywords


metodologia ativa, Arco de Maguerez, relato de experiência.

References


BERBEL, N. A. N. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL; 2012.

BORDENAVE, J.D., PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 22ª ed. Petrópolis: Vozes; 2001.

FARIAS, Pablo Antonio Maia de; MARTIN, Ana Luiza de Aguiar Rocha; CRISTO, Cinthia Sampaio. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Rev. Bras. Educ. Med., Rio de Janeiro , v. 39, n. 1, p. 143-150, Mar. 2015. Disponível em: . Acesso em 12 de abril de 2018.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª edição rev, São Paulo, Cortez; Brasilica, DF: UNESCO, 2011.

REIBNITZ KS, PRADO ML. Inovação e educação em enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura; 2006.

RODRIGUES, Juliana; ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson; MANTOVANI, Maria de Fátima. Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 11, n. 2, p. 313-317, Junho/2007. Disponível em: . Acesso em 21 abril de 2020.

RODRIGUES, Rosa Maria; CALDEIRA, Sebastião. Movimentos na educação superior, no ensino em saúde e na enfermagem. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 61, n. 5, p. 629-636, Oct. 2008. Disponível em: . Acesso em 21 abril de 2020.

SOBRAL, Fernanda Ribeiro; CAMPOS, Claudinei José Gomes. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 46, n. 1, p. 208-218, Feb. 2012. Disponível em: . Acesso em 21 abril de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-163

Refbacks

  • There are currently no refbacks.