Análise da aplicação do indicador oee (overall equipament effectiveness) na medição da eficiência produtiva de dois teares, mecânico e eletrônico, em uma indústria têxtil / Analysis of the application of the oee indicator (overall equipament effectiveness) to measure the productive efficiency of two tears, mechanical and electronic, in a textile industry

Luiz Felipe Simioni Ditzel, Robson Seleme, Wiliam de Assis Silva, Carolina Joaquim Busnardo

Abstract


Diversos setores têm recebido significativos aumentos nos investimentos em tecnologia no Brasil, dentre eles o setor têxtil vem mostrando grande força. Tratando-se de um mercado com tantos receios e diversas oportunidades, o investimento em maneiras e técnicas mais eficientes de produção torna-se fundamental, ou seja, aproveitando de conceitos modernos a fim de se manter competitivo. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do indicador de manufatura enxuta Overall Equipament Effectiveness (OEE), em uma indústria têxtil, a fim de se medir a eficiência de dois tipos de teares, um eletrônico e um mecânico. Para tal, o presente trabalho apresenta um embasamento teórico sobre o indicador OEE, e uma descrição do processo produtivo das rendas, em seguida realizou-se o cálculo primário do OEE, a fim de se obter o percentual de eficiência dos dois tipos de tear utilizados. Como resultado, obteve-se 77,2% de eficiência do equipamento mecânico, e um valor de 86,0% para o eletrônico.


Keywords


Indústria Têxtil, Overall Equipment Effectiveness (OEE), Manufatura enxuta.

References


CHIARADIA, A. J. P. Utilização do Indicador de Eficiência Global de Equipamentos na gestão e melhoria contínua dos equipamentos: Um estudo de caso na indústria automobilística. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004.

GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRESSLER, F.; SELEME, R.; SILVA, W. A.; MARQUES, M. A. M.; Diagnóstico do grau de maturidade do sistema de gestão orientado para a manutenção 4.0, 2020. Brazilian Journal of Development. Vol. 6 No 3.

HANSEN, R. C. Eficiência Global dos Equipamentos: Uma poderosa ferramenta de produção/manutenção para o aumento dos lucros. Porto Alegre: Bookman, 2006.

IEMI. Instituto de Estudos e Marketing Industrial Ltda. Brasil têxtil: relatório setorial da indústria têxtil brasileira 2013. São Paulo, IEMI, v.13, nr. 13, ago. 2013.

MARTINS, P.G; LAUGENI, F.P. Administração da Produção. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2005.

NAKAJIMA, S. Introdução ao TPM: Total Productive Maintenance. Cambridge: Productivity Press, 1988.

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.

RINALDI, R.; MAÇADA, A. C. M. Proposta de indicadores de produtividade: o caso do terminal de contêineres. In: Anais do V Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo: SIMPOI, 2002.

SANTOS, A. C. O.; SANTOS, M. J. Utilização do Indicador de Eficácia Global de Equipamentos (OEE) na Gestão de Melhoria Contínua do Sistema de Manufatura. 2007. 10 f. UNIFEI.

SILVA, José Pedro A. R. A forma de medir a eficácia dos equipamentos. 2009. Disponível em:< http://pt.scribd.com/doc/15122575/OEE-A-FORMA-DE-MEDIR-A-EFICACIA-DOS- EQUIPAMENTOS >. Acesso em 15/04/2018.

SUZUKI, T. TPM in Process Industries. 1ª. ed. New York: Productivity Press, 1994.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-156

Refbacks

  • There are currently no refbacks.