Uma breve discussão sobre os fundamentos e metodologias do ensino de ciências / A brief discussion of the fundamentals and methodologies in science teaching

Emivan da Costa Maia, Marcos André Braz Vaz

Abstract


Esta pesquisa tem por objetivo discutir o processo de formação pedagógica no ensino de ciências e permitir o enriquecimento da condução dos saberes pertinentes às etapas teórico-metodológicas na educação básica. À apropriação dos conceitos e procedimentos científicos permite a construção de questionamentos do que se vê e ouve e explicações de fenômenos da natureza. Além disso, permite a compreensão e valoração dos modos de intervir na natureza, a utilização de seus recursos, e a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desse modo, a ciência merece lugar destacado no ensino como meio de cognição e enquanto objeto de conhecimento. Sua grande importância consiste em elevar o nível do pensamento dos estudantes e permitir-lhes o conhecimento da realidade para que eles não apenas conheçam o mundo em que vivem e saibam interpretá-lo, mas também, saibam nele atuar e transformar. Nessa perspectiva, discutiu-se, no ensino de ciências, as concepções histórica e cultural de uma aprendizagem contextualizada, a formação de professores, a utilização das relações entre CTS e TICs, o educador frente os desafios de uma sociedade contemporânea, práticas pedagógicas, o eventual uso de atividades experimentais e o procedimento de avaliação. Por meio das reflexões, pode-se dizer que o processo de ensino se torna mais prazeroso, produtivo, qualitativo e satisfatório, na medida em que se faz relações de situações que os alunos vivenciam, fundamentais para que se tenha o entendimento da realidade a sua volta e adquiram as condições necessárias para discutir, debater, opinar e ao mesmo intervir nas questões sociais e ambientais no contexto em que estão inseridos. Recomenda-se aos professores o conhecimento de imaginar, arquitetar e aplicar, em suas metodologias de ensino, condições que possibilitem os seus alunos aprender de forma duradoura, explorando suas curiosidades autênticas, tornando-os sujeitos questionadores, mostrando a ciência como uma aventura instigante e sem fim, promovendo à alfabetização científica.

Keywords


Formação Pedagógica, Práxis Docente, Aprendizagem Significativa, Educação Básica.

References


BONDIOLI, Ana Cristina Vigliar; VIANNA, Simone Cristina Gonçalves; SALGADO, Maria Helena Veloso. Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Ciências: práticas pedagógicas e autonomia discente. Caleidoscópio, v. 2, n. 2, p. 23-26, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez site.pdf.Acesso em: 06 jun. 2018.

COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da Silva. O Ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental: a experimentação como possibilidade didática. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 8, n. 6, 2019.

KATO, Danilo Seithi; KAWASAKI, Clarice Sumi. As Concepções de Contextualização do Ensino em Documentos Curriculares Oficiais e de Professores de Ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011.

LEITE, Fabiane de Andrade; RADETZKE, Franciele Siqueira. Contextualização no Ensino de Ciências: compreensões de professores da educação básica. VIDYA, v. 37, n. 1, p. 273-286, 2017.

MENDES, Carolina Borghi; BIANCON, Mateus Luiz; FAZAN, Paulo Borges. Interlocuções entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural para o ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 25, n. 3, p. 815-831, 2019.

OLIVEIRA, Caroline Barroncas de; KALHIL, Josefina Diosdada Barrera. Aspectos Metodológicos das Produções Científicas em Formação Inicial de Professores que Ensinam Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2006-2016). Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, v. 7, n. 2, p. 44-61, 2019.

OLIVEIRA, Caroline Barroncas de; OLIVEIRA, Juliana Cristina Siqueira de; TEIXEIRA, Leila Nogueira; COSTA, Mônica de Oliveira. Alfabetização Tecnológica: uma experiência com professores que ensinam ciências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino Tecnológico, v. 5, n. 12, p. 238-249, 2019.

OLIVEIRA, Douglas Freitas de; MOREIRA, Alzira Silva; SOARES, Elane Chaveiro; RONALDI, Carlos. Experimentação na Concepção de Professores Mestrandos em Ensino de Ciências Naturais. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, v. 8, n. 1, p. 10-28, 2020.

PAIS, Heloisa Mirian Vieira; SILVA, Regivalda Cordeiro de Souza; SOUZA, Simone Martim de; FERREIRA, Anna Rebeka Oliveira; MACHADO, Marcio Fraiberg. A contribuição da ludicidade no ensino de ciências para o ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 2, p. 1024-1035, 2019.

PASSOS, Angela Meneghello; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sérgio de Melo. O Campo Formação de Professores: um estudo em artigos de revistas da área de ensino de ciências no brasil. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p. 219-255, 2010.

PEREIRA, Airton dos Reis; COSTA, Danielle Rodrigues Monteiro da; PEREIRA, Mírian Rosa; APINAGÉS, Marinalda Gomes; LIMA, Rayda Matias. Práticas docentes no ensino de ciências naturais: a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 2, p. 1024-1035, 2019.

PIETROCOLA, Maurício; ALVES FILHO, José de Pinho; PINHEIRO, Terezinha de Fátima. Prática Interdisciplinar na Formação Disciplinar de Professores de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 131-152, 2003.

POLIZEL, Alexandre Luiz; OLIVEIRA, Moises Alves de. Corpos Autistas: perceptos e movimentos de professores que ensinam ciências. Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP – PRACS, v.12, n. 1, p. 23-38, 2019.

POLON, Sandra Aparecida Machado. Teoria e Metodologia do Ensino de Ciências. Unicentro, 2012.

RAMOS, Elizangela da Silva Barboza. Caminhos metodológicos das pesquisas sobre a formação de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais do Ensino

Fundamental. Latin American Journal of Science Education, 6, 12047, 2019.

RIGUE, Fernanda Monteiro; AMESTOY, Micheli Bordoli; CORRÊA, Guilherme Carlos. O Ensino de Ciências e a Formação de Professores: A criança e a alfabetização científica. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 8, n. 10, p. 1-17, 20.

SANTOS, Matheus Lincoln Borges dos. O Uso das Redes Sociais Virtuais no Ensino de Ciências: possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem segundo o olhar dos professores. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

SANTOS, Verônica Gomes dos; ZANOTELLO, Marcelo. Ensino de Ciências e Recursos Tecnológicos nos Anos Iniciais da Educação Básica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 683–708, 2019.

SILVA, André Luís da Silva; FERREIRA, Marcello; PEREIRA, Samara Magalhães; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da. Atividade Experimental Problematizada (AEP): Revisão Bibliográfica em Descritores na Área de Ensino de Ciências. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 9, n. 1, p. 459-471. 2019.

SEIXAS, Rita Helena; CALABRÓ, Luciana; SOUSA, Diogo Onofre. A formação de professores e o desafio de ensinar Ciências. Revista THEMA, v. 14, n. 1, p. 289-303, 2017.

______. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-145

Refbacks

  • There are currently no refbacks.