Refino de sebo bovino e óleo de babaçu (orbignya speciosa) visando a produção de sabonetes / Refining bovine sebus and babassu oil (orbignya speciosa) aiming at soap production

José Sebastião Cidreira Vieira, Josineuton Alves de Sousa, Makson Rangel de Melo Rodrigues, José Victor Silva e Silva, Flávio Menezes da Silva, Efraim Costa Pereira

Abstract


Os sabonetes são sabões especiais utilizados na higienização humana. Eles têm qualidade superior aos sabões para uso de limpeza doméstica ou de roupas, devido à qualidade da matéria-prima utilizada na sua fabricação e ao rigoroso controle no processo de fabricação. As principais matérias-primas usadas para a fabricação de sabonete são o sebo bovino e o óleo vegetal. No matadouro do munícipio de Zé Doca-MA, os restos oriundos do abate são incinerados ou jogados ao ar livre propiciando o aparecimento de aves e roedores, que desempenham a função de vetor para o surgimento de patologias. Por outro lado, a extração do óleo de coco babaçu é totalmente rudimentar gerando um produto de aspectos físicos e organolépticos desagradáveis e de fácil deterioração. Logo, o aproveitamento dessas matérias-primas para a produção de sabonete apresenta-se como uma excelente via de destinação, uma vez que os resíduos de abate de carne bovina e o óleo vegetal de babaçu podem ser transformados em produtos com valor comercial, assim, quanto melhor for o aproveitamento desses insumos, menor será o impacto sobre o meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi extrair o sebo a partir de gorduras de origem animal e coletar óleo de babaçu de baixa qualidade para refiná-los visando à produção de sabonetes a frio e estimular a prática de atitudes ecologicamente corretas. A metodologia consistiu na desodorização e clarificação do sebo bovino e refino do óleo de babaçu pela técnica de degomagem ácida. Os resultados revelados durante os processos de refino dos insumos supracitados originaram produtos com aspectos visuais límpidos e isentos de impurezas, indicativo que as técnicas de desodorização e clarificação são uma alternativa viável para purificar matérias-primas graxas de baixo valor agregado com possibilidade de fabricação contínua e crescente de produtos de limpeza e higiene corporal. Além disso, podem contribuir significativamente com a sustentabilidade ambiental e geração de emprego e renda.


Keywords


Matérias graxas, Refino, Sabonete.

References


ARGENTIERE, R. Novíssimo receituário industrial: enciclopédia de formulas e receitas para pequenas, médias e grandes indústrias. São Paulo, Ícone, 5ª ed., 411p. 2001.

AZEVEDO, A. S. Clarificação e desodorização do óleo de babaçu (Orbignya speciosa) para fins comestíveis. Monografia (Graduação em Tecnologia de Alimentos) – Instituto Federal do Maranhão. Zé Doca, 41f. Zé Doca, 2014.

BIODIESELBR. Menor competitividade do sebo no setor de biodiesel. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2018.

BORÉM, J. L. S. Aproveitamento integral de resíduos do abate de bovinos. Palmas – TO, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2018.

COSTA, D. D. et al. Clarificação e desodorização de sebo bovino para produção de sabonete. In: VI CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 16 a 18/12/11, Natal (RN), In: Anais... Natal (RN), 2011.

COSTA, S. T. V. Produção de sabonete líquido de algodão. TCC (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia. 56f. Campina Grande. 2015.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA). Aproveitamento do babaçu: alimento, carvão e até biodiesel. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2018.

MIRANDA, P. V. G. Estrutura física e processo industrial para a obtenção do óleo de sebo bovino: estudo de caso na região do Triângulo Mineiro. TCC (Graduação em Agronomia) – Universidade de Brasília/Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Brasília, 2016, 26p.

NEVES, J. F.; Produtos de Higiene e Limpeza e Controle de Processo, Imprensa Universitária-UFRRJ, Rio de Janeiro, 2003.

OLIVEIRA, L. V. et al. Tratamento de sebo bovino para produção de sabonete a frio. In: 52° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 14 a 18/10/2012. In: Anais... Recife (PE), 2012.

PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo: Moderna, 4ª ed, p319-323, 2010.

SOUSA, J.O. et al. Clarificação de gorduras saturadas para produção de sabonete a frio. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, 08 A 11/11/2010. In: Anais... São Luís(MA), 2010.

ZAGO NETO, O. G. Trabalhando a química dos sabões e detergentes. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-134

Refbacks

  • There are currently no refbacks.