Educar e aprender pela pesquisa: uma opção metodológica à construção dos saberes / Educate and learn from research: a methodological option for the construction of knowledge

Leociléa Aparecida Vieira, Denise Maria Vaz Romano França, Elizabeth Regina Streisky de Farias, Simone Sartori Jabur, Genoveva Ribas Claro

Abstract


Este estudo tem por intuito de refletir sobre o “educar e aprender pela pesquisa” como proposta metodológica à construção do conhecimento.  Enfatiza de que nesta proposta que o professor é o orientador do estudo, é quem norteia o processo de aprendizagem, desperta a curiosidade do aluno e o estimula o aluno a querer sempre saber mais. Por fim, sintetiza que o educar pela pesquisa, propicia que o aluno – sujeito da aprendizagem –  ultrapasse o paradigma da cópia e desenvolva sua autonomia sustentada em uma proposta educativa que permita a leitura crítica do mundo, visando um fazer social e político, que conduza educandos e educadores à liberdade.


Keywords


educar pela pesquisa, construção dos saberes, pesquisa como princípio educativo

References


ALVES, Rubem. Pensar. In: ______. Ao professor, com o meu carinho. 5. ed. Campinas: Verus, 2004.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Ensinar, aprender, aprender e processos de ensinagem. In: ______; ALVES, Leonir Pessate (Orgs,). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2004. p. 11-38.

BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação continuada do professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.

_______. Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis; RJ : Vozes, 1997.

_______. Questões para a teleducação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Sobre a arte ou a estética do ato de pesquisar na educação. In: FAZENDA, Ivani (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997. p. 11-15.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1992.

________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, Paulo. ; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

LÜDKE, Menga. A pesquisa na formação do professor. In: FAZENDA, Ivani (org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997. p. 111-120.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 70, abr./jun. 1996.

MORAES, Roque; RAMOS, Maurivan G.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Pesquisar e aprender em Educação Química: alguns pressupostos teóricos. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v.1, n.1, p. 57-64, jan./dez. 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro 2. ed. São Paulo: Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.

______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 1999.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e interdisciplinaridade. In: FAZENDA, Ivani (org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997. p. 121-136.

SEABRA, Giovanni de Farias. A pesquisa cientifica: o método em questão. Brasília: Editora da UnB, 2001.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2001.

SIQUEIRA, Marli Aparecida da Silva. Monografias e teses: das normas técnicas ao projeto de pesquisa: teoria e prática. Brasília: Editora Consulex, 2005.

TOBAR, Federico; YALOUR, Margot Romano. Como fazer teses em saúde publica: conselhos e ideias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisa. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-097

Refbacks

  • There are currently no refbacks.