O fracasso escolar: vários olhares / The school failure: several looks

Elizabeth Regina Streisky de Farias, Leociléa Aparecida Vieira, Denise Maria Vaz Romano França, Simone Sartori Jabur, Genoveva Ribas Claro

Abstract


Este texto tem o objetivo de teorizar sobre o fracasso escolar e suas causas, frente ao analfabetismo e ao conhecimento formal da língua oral e escrita. O mesmo pretende contribuir na reflexão acerca dos significados do fracasso escolar e dos diversos fatores que interferem no sucesso na produção do conhecimento, na sociedade contemporânea. Entre os fatores que contribuem na perpetuação do fracasso aponta-se a precariedade da estrutura física, administrativa e financeira da escola, a formação deficitária do professor e a ausência de políticas públicas voltadas para a educação. De forma especial, pretende enfatizar o papel da escola na sociedade atual na formação humanados alunos e professores a partir dos pressupostos de Edgar Morin, na busca de uma sociedade mais tolerante e livre da barbárie.


Keywords


fracasso escolar, processo ensino e aprendizagem, formação humana.

References


ALONSO, M. (Org.) O trabalho docente - teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 2003

FERREIRA, N.S.C. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2008.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

RIBAS, M. H. (Org.) Formação de professores: escolas, práticas e saberes. Ponta Grossa: UEPG, 2005

SANTOS, B.S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1991. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 5.)

SCHÖN, D. A. Formar professores como reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

TARDIF, M. et al. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Revista Teoria e educação, n. 4, p. 215-233, 1991.

_____. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2002




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-094

Refbacks

  • There are currently no refbacks.