Utilização do controle estatístico de processo atrelado às ferramentas da qualidade no monitoramento do peso das embalagens do produto final: um estudo de caso em uma indústria química / Use of statistical process control linked to quality tools in monitoring the weight of final product packaging: a case study in a chemical industry

Odair José Abrão, Álvaro Azevedo Cardoso

Abstract


O objetivo deste artigo é demonstrar a aplicação do controle estatístico de processo (CEP) no monitoramento do peso de embalagens de produtos químicos, atrelando os resultados à utilização de ferramentas da qualidade, que busca o entendimento, análise e solução de problemas. Neste estudo, utilizou-se de algumas ferramentas do CEP e com base nestas informações associadas às ferramentas da qualidade como: Gráfico de Pareto, Folha de Verificação e Ishikawa, pôde-se encontrar as possíveis causas e buscar as soluções para os desvios apresentados. Após a implantação das medidas corretivas, novamente se analisou estatisticamente os valores de peso das embalagens e se comprovou uma melhoria nos resultados, que agora, estão sob controle e dentro das faixas de especificação.


Keywords


Qualidade, Ferramentas da Qualidade, Controle Estatístico de Processo e Indústria Química.

References


BOX, G.; HUNTER, W.; HUNTER, J. Statistics for Experimenters, New York: John Wiley & Sons, 1978. 658p.

CAMPOS, V. Qualidade Total: padronização de empresas. Minas Gerais: Editora QFCO, 1992. 171p.

CAMPOS, V. Qualidade Total: padronização de empresas. Nova Lima (MG): INDG TecS, 2004. 142p.

CHANG, Y.; LABOVITZ, G.; ROSANSKY, V. Qualidade na Prática: um manual de liderança para gerências orientadas para resultados. [trad. Joselita Vieira Wasniewski. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 220p.

GARVIN, D. Gerenciando a Qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. 376p.

ISHIKAWA, K. Controle da qualidade a maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 222p.

MAGRI, J. Aplicação do método QFD no setor de serviços: estudo de caso em um restaurante. Monografia, Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), 2009.

MIRANDA, A.; ALVES, A.; GOMES, C.; MOREIRA, A.; SILVA, N.; MELO, C. O controle estatístico de processos no monitoramento da fabricação em uma empresa no ramo colchoeiro. Paraná: Brazilian Journals, 2019. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/5202/4753. Acesso em: 31 de agosto 2020.

PALADINI, E. Qualidade Total na prática: implantação e avaliação de sistemas de qualidade total. São Paulo: Atlas, 1994. 217p.

ROTONDARO, R. Seis Sigma: estratégia gerencial para a melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Editora Atlas, 2002. 376p.

RODRIGUES, M. Ações para Qualidade GEIQ: gestão integrada para qualidade: padrão seis sigma / classe mundial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006. 327p.

SAMOHYL, R. Controle Estatístico da Qualidade. Rio de Janeiro: Campus, 2009. 288p.

SASHKIN, M.; KISER, K. Gestão da Qualidade Total na Prática. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 212p.

WERKEMA, C. Seis Sigma: avaliação de Sistemas de Medição, vol 5. Belo Horizonte (MG): Werkema Editora, 2006. 116p.

WONGTSCHOWSKI, P. Indústria Química: riscos e oportunidades, 2. ed. São Paulo: Editora Edgar Blucher, 2002. 215p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-091

Refbacks

  • There are currently no refbacks.