Uso de tecnologias e mídias digitais pelos estudantes de odontologia / Use of digital media and technologies by dentistry students

Luanda Ashley Menezes Estácio, Liza Barreto Vieira, Davi Oliveira Bizerril, Nicole Escórcio de Meneses, Aldo Angelim Dias, Carlos Felipe Fontelles Fontineles, Ingrid Cordeiro Monte, Mara Gabryelle Dias Ribeiro Rodrigues Tinôco

Abstract


Introdução: Na área da saúde os espaços virtuais têm tido influências positivas como, por exemplo, instrumento para veicular informação acerca de doenças, prevenção, educação de estudantes, entre outros. Objetivo: Traçar o perfil dos estudantes do Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) acerca do uso de tecnologias e mídias sociais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra consistirá de 600 estudantes regularmente matriculados no curso e cursando do primeiro ao último semestre.  A coleta de dados se dará mediante o preenchimento de um questionário aplicados em sala de aula antes ou após o início de uma conferência com o intuito de que a maioria dos estudantes presentes naquela aula participem da pesquisa ao mesmo tempo. Os dados quantitativos serão analisados mediante estatística descritiva e inferencial e os dados qualitativos pelo método de análise de conteúdo. Resultados esperados: Com essa pesquisa espera-se traçar um diagnóstico do uso das tecnologias e mídias digitais pelos estudantes do Curso de Odontologia, tendo em vista contribuir com a melhoria da qualidade da formação desses futuros profissionais compromissados com espírito ético e humanizado de cuidado ao paciente.


Keywords


mídias sociais, Educação, odontologia.

References


Cruz, DI et al. O uso das mídias digitais na educação em saúde. Cadernos da FUCAMP, v. 10, n. 13, 2013.

Leka, AR; Grinkraut, ML. A utilização das redes sociais na educação superior. Revista Primus Vitam Nº, v. 7, n. 2º, 2014.

Lorenzo, EM. A utilização das redes sociais na educação. Clube de Autores, 2016.

Moran, JM. A Educação que Desejamos: Novos desafios e como chegar lá. - 5ª ed - .Campinas, SP: Papirus, 2012.174p.

Sousa, RP; Moita; FMC; Carvalho; ABG; Tecnologias Digitais na Educação, Campina Grande-PB 2011

Spadaro, A. Web 2.0: Redes Sociais - 1ª ed. – São Paulo: Paulinas, 2013.151p

Thompson, JB. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005

AMORIN, PKDF; CASTRO, DT. Mídias digitais: uma nova ambiência para a comunicação móvel. Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia I Encontro de História da Mídia da Região Norte.

Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/noticias-dos-nucleos/artigos/Midias%20digitais%20uma%20nova%20ambiencia%20para%20a%20comunicacao%20movel.pdf. Acesso em: 30/06/2016.

Bardin, L. Análise de Discurso. Portugal: Edições 70, 2009. 281p.

CRUZ, DI; PAULO, RRD; DIAS, WS et al. O uso das mídias digitais na educação em saúde. Cadernos da Fucamp, V.10, N.13, P.106-129/2011.

LOCH JA. Confidencialidade: natureza, características e limitações no contexto da relação clínica. Bioetica, 2003.

MARTORELL, LB; NASCIMENTO, WF; GARRAFA, V. Redes sociais, privacidade, confidencialidade e ética: a exposição de imagens de pacientes no facebook. Interface: comunicação, saúde e educação, Botucatu, p.1-11, 13 maio 2015.

NORO, l. et al. Curso de Odontologia da Unifor: 10 anos ensinando e aprendendo. Disponível em: http://hp.unifor.br/pdfs_notitia/880.pdf; acesso em: 24/05/2016.

SACARDO DP, FORTES PAC. Desafios para a preservação da privacidade no contexto da saúde. Bioética. 2000.

SOUSA, RP; MOITA; FMC; CARVALHO; ABG; Tecnologias Digitais na Educação, Campina Grande-PB 2011.

THOMPSON, JB. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-085

Refbacks

  • There are currently no refbacks.