Articulando Gênero e Raça na Educação Técnica de Nível Médio: O caso das estudantes do IFPE-Campus Ipojuca / Articulating Gender and Race in High-Level Technical Education: The Case of IFPE-Campus Ipojuca Students

Authors

  • Danielle de Farias Tavares Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-081

Keywords:

Juventude(s), Mulheres, Relações de Gênero, Raça, Ensino médio técnico.

Abstract

O Núcleo de estudos em Gênero e Diversidade do Instituto Federal de Pernambuco-Campus Ipojuca tem desenvolvido pesquisas e ações acerca da transversalização da relação de gênero e das questões étnico-raciais a se entrelaçarem nos discursos do cotidiano de instituições de ensino médio técnico. Diante das inquietações, nossa problemática se referiu ao modo como as jovens estudantes dos cursos técnicos de Construção Naval e Automação Industrial se percebiam em salas de aula compostas, em sua maioria, por estudantes do sexo masculino. Optamos por desenvolver uma pesquisa de cunho científico numa perspectiva de pesquisa-ação. A proposta abarcou descrever as características sóciodemográficas das jovens estudantes, bem como a análise dos discursos delas durante sua trajetória acadêmica. Esta pesquisa se encontra em andamento com previsão de finalização para julho de 2020 e os resultados, até então encontrados, revelam a necessidade de ampliação das discussões sobre as condições sociais, as quais essas jovens têm sido submetidas e por conseguinte sair em defesa de discursos contra hegemônicos sobre as mulheres e seus espaços de atuação. O desenvolvimento de ações que se direcionam à promoção de diálogos com a comunidade acadêmica, no que se refere aos debates relacionados às questões de gênero, também tem sido alcançado enquanto atividades resultantes do alcance desta pesquisa.

References

BRUSCHINI, Cristina e LOMBARDI, Maria Rosa. Médicas, arquitetas, advogadas e engenheiras: mulheres em carreiras de prestígio. Revista Estudos Feministas (7:1), Florianópolis, Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão/UFSC, 1999, pp.9-24.

CRUZ, Maria Helena Santana. Refletindo sobre a diversidade de gênero em Educação. São Paulo, Saberes em Perspec., v.2, n.2, Jan/Abr., 2012.

FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Coleção Pesquisa Qualitativa).

GATTI, Bernadete. Estudos quantitativos em educação. São Paulo, Educação e Pesquisa., v. 30, n.01, p.12-30, Jan./Abr., 2004.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós- estruturalista. 1. ed. São Paulo: Vozes, 1997.

MINELLA, L.S. Temáticas prioritárias no campo de gênero e ciências no Brasilo. Cadernos Pagu, santa Catarina, n.40, p. 95-140, jan/jun. 2013.

NARVAZ, Martha Giudice. Gênero: Para além da discussão sexual- revisão de literatura.

Aletheia, v. 32, p. 174-182, maio/ago. 2010.

OLIVEIRA, Danilo Araujo de. O espaço escolar numa perspectiva de gênero. In: DIAS, A.F;

POTTER, J.E WETHERELL, M. “How to analyse discourse”. In: discourse and social psychology: beyond attitudes and behaviour, London: Sage, pp. 158-76. Versão traduzida por Oswaldo Rodrigues Fr. 1998.

RIBEIRO, Marlene. Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais.

Educação e Pesquisa. São Paulo, jul/dez 2002, v.28, n.2, p.113-128.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. São Paulo, Educação e Pesquisa., v. 31, n. 3, Set./Dez. 2005.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2020-09-03

How to Cite

Ferreira, D. de F. T. (2020). Articulando Gênero e Raça na Educação Técnica de Nível Médio: O caso das estudantes do IFPE-Campus Ipojuca / Articulating Gender and Race in High-Level Technical Education: The Case of IFPE-Campus Ipojuca Students. Brazilian Journal of Development, 6(9), 65109–65121. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-081

Issue

Section

Original Papers