Análise de carboidratos como proposta de ensino de química / Analysis of carbohydrates as a proposal for teaching chemistry

Ludimila Klippel Aguiar, Kennedy Lima Da Silva, Delcio Dias Marques, Rogerio Antonio Sartori, Cenaar Klippel Aguiar, Hélio Guedelha De Lima, Elidiel Antonio Barroso De Souzas

Abstract


O ensino de química vem sofrendo diversas transformações ao longo dos anos, visando aulas mais atrativas e que despertem o interesse dos alunos, explorando o lúdico e situações do cotidiano. A análise de carboidratos como proposta alternativa para a experimentação do ensino de química permite eliminar as barreiras construídas ao longo dos tempos de que a química é uma ciência difícil e as aulas são enfadonhas e tediosas. Um dos principais pilares para se construir um ensino que desperte o interesse dos alunos é a utilização de propostas simples e eficientes que são as aulas experimentais. O ensino de química, em geral, centraliza-se na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos; o que torna a matéria maçante e monótona fazendo com que os estudantes questionem o motivo pelo qual ela lhes é ensinada. Neste entendimento, se insere o presente estudo com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos estudantes, propondo métodos de análise qualitativa de carboidratos, contribuindo com as convergências das Diretrizes Curriculares para os cursos de Química. Para a realização da proposta foi feita uma pesquisa de métodos analíticos de identificação qualitativa usando reagente de Seliwanoff: ensaio para frutose, reagente de Fehling e Benedict: ensaio para açúcar glicose e frutose, monossacarídeos redutores. As substâncias usadas para análise foram: açúcar mascavo, frutose e glicose.


Keywords


Açúcar mascavo, Carboidratos, Experimentação, Ensino da Química.

References


CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, de P. M. A.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GALAVERNA, R.; PASTRE, J. C. Produção de 5-(hidroximetil)-furfural a partir de biomassa: desafios sintéticos e aplicações como bloco de construção na produção de polímeros e combustíveis líquidos. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 1, p. 248-273, 2017.

PERJÉSI, P.; ALMASI, A.; ROZMER, Z. Pharmaceutical chemistry I. Department of Pharmaceutical Chemistry, 2014. Disponivel em: Acesso em: 20 ago. 2017.

QUEIROZ, S. L.; ALMEIDA, M. J. P. M. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência e Educação, Bauru, v.10, n.1, 2004.

SILVA, W. A et al. A utilização do indicador natural para a aplicação de uma atividade

experimental no ensino de química. Brazilian Journal of Development. v. 6, n.4, p.16859 – 16871, 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-030

Refbacks

  • There are currently no refbacks.