A importância do estágio supervisionado na formação dos acadêmicos do curso de licenciatura em química do IFMA campus Zé doca / The importance of the supervised internship in the training of undergraduate students in chemistry at the IFMA campus Zé doca

Lueny Amorim de Oliveira, Antonia Gomes do Nascimento

Abstract


O estágio supervisionado é o momento essencial para os estudantes durante os cursos de licenciatura, uma vez que este oferece o primeiro contato do futuro professor com seu campo de atuação, oportunizando ao acadêmico relacionar-se com a docência, enfrentar as dificuldades da sala de aula e conhecer a prática do ensino. Assim o estágio supervisionado apresenta-se como processo que possibilita ao futuro docente desenvolver uma visão crítica a partir da observações e atuação em sala de aula, e fornece uma avaliação própria de sua atuação didática. Diante do vasto campo de pesquisa que é a formação de professores, buscou-se compreender melhor a dinâmica do estágio supervisionado e sua importância na formação docente dos acadêmicos do curso licenciatura em química do IFMA Campus Zé Doca. Adotou-se para tal a pesquisa do tipo exploratória, de abordagem quantitativa. Aplicou-se questionários contendo 6 perguntas objetivas para 50 discentes do 7° e 8º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do maranhão IFMA Campus Zé Doca. Os questionados, em maioria concordam com a literatura existente, considerando o estágio um importante componente da formação acadêmica como docente, consideram também como maior dificuldade a estrutura oferecida pela escola que os receberam. Ao final da pesquisa constatou-se que os graduandos do curso de licenciatura em química do IFMA - Campus Zé Doca consideram o estágio um dos processos mais relevantes da formação acadêmica, e durante a prática do estágio aplicam e aperfeiçoam as e metodologias aprendidas ao longo do curso.

Keywords


Estágio supervisionado, formação de professores, Licenciatura em química.

References


BARROS, J. D. de S. SILVA, M. de F. P. da. VÁSQUEZ, S.F. A prática docente mediada pelo estágio supervisionado. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGE/ME FURB ISSN 1809-0354 v. 6, n. 2, p. 510-520, mai./ago. 2011 Disponível em: http://gorila.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/viewFile/1661/1697. Acesso em: 18 de agosto de 2018.

BERNARDY, K. PAZ, D. M. T. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. In: XVIII Seminário Internacional de Ensino, pesquisa e Extensão. Unicruz, 2012 Disponível em:https://home.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccs/importancia%20do%20estagio%20supervisionado%20para%20a%20formacao%20de%20professores.pdf. Acesso em: 18 de agosto de 2018.

CARVALHO, A. M. P. de. Prática de ensino: os estágios na formação do professor. 2. ed. São Paulo: Livraria Pioneira, 1987

CARVALHO, M. P. de. A Formação de Professores e a Prática de Ensino. São Paulo: Pioneira, 1988.

CAVALCANTI, L. de S. A Formação do Professor de Geografia – o Lugar da Prática de Ensino. In: Concepções e Prática em Formação de Professores diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FOGAÇA, J. Importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura. Brasil Escola – Canal do Educador,2018. Disponível em: < http://educador.brasilescola.uol.com.br>Acesso em: 18 de agosto de 2018.

HORTA, S. D. P. Importância do estágio supervisionado em cursos de licenciatura. 2009 Disponível em:https://www.webartigos.com/artigos/importancia-do-estagio-supervisionado-em-cursos-de-licenciatura/27432/Acesso em: 29 ago. 2018.

IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: Unidade teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

POSSEBON, R. C. PUCHOLOBEK, G. FARIAS, A. J. O Estágio Supervisionado na Formação Docente no Curso de Licenciatura em Química e a experiência da semi regência. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química - XVIII ENEQ, 2016. Florianópolis. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1446-2.pdf Acesso em: 18 de agosto de 2018.

SCALABRIN, I. C.MOLINAR, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, Vol 7, n 1, 2013. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf Acesso 29 de Agosto de 2018.

STAHL, L. R. SANTOS, F. dos. O estágio nos cursos de licenciatura: reflexões sobre as práticas docentes. In IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1351/462

Acesso em: 18 de agosto de 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1602

Refbacks

  • There are currently no refbacks.