O curso de pedagogia da universidade de Pernambuco campus mata norte em consonância com o plano nacional de educação / The course of pedagogy of the university of Pernambuco campus mata norte in consonance with the national plan of education

Luciana Honorato, Mirtes Ribeiro de Lira

Abstract


O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 é a materialização de um documento que organiza prioridades e propõe metas a serem alcançadas. Dentre as vinte Metas propostas no PNE a Meta 13 prevê que a qualidade da Educação Superior está diretamente associada a vários aspectos, entre eles, o ensino, a pesquisa, a extensão, o desempenho dos estudantes, a gestão da instituição e a titulação do corpo docente, sobretudo em cursos de mestrado e doutorado. Este artigo tem como objetivo investigar as ações e encaminhamentos previstos no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte para atender, especificamente, a Meta 13, proposta pelo PNE. Esta pesquisa foi financiada pelo CNPQ/UPE e desenvolvida  durante o período de agosto/2016 a julho/2017, tem enfoque qualitativo, baseando-se na abordagem descritiva e documental.  Na análise das três estratégias da Meta 13 do PNE, efetuada no presente artigo, observamos que por um lado, encontra-se presente, embora ainda embrionárias ações voltadas para uma melhoria no Curso de Pedagogia quanto à iniciativa de incentivar pesquisas a nível stricto sensu, mas precisa avançar quanto à responsabilidade em assegurar a presença de estudantes em avaliação externa, embora saibamos que este tipo de avaliação ainda está longe de ser a ideal.

 

 


Keywords


Plano Nacional de Educação. Pedagogia. Educação Superior.

References


BRITO, M.R.F. O SINAES e o ENADE: da concepção á implantação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v.13, n.3.841-850, nov.2008.

DEPRESBITERIS, L. Avaliando competências na escola de alguns ou na escola de todos? Boletim Técnico do Senac. São Paulo, v. 27, n. 3, set.-dez. 2001.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da educação superior brasileira ( 1995-2009):Do provão ao SINAES. Avaliação, Campinas; Sorocaba,SP,v.15,n.1,p.195-224,mar.2010.

GATTI, B.A.; NUNES, M.M.R. (Org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Português, Matemática e Ciências Biológicas. Textos FCC, São Paulo, v. 29, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Prefácio. In: GUIMARÃES, V.S. Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. 5ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2010.

______________ O ensino de graduação na universidade – a aula universitária na perspectiva da teoria histórico-cultural. In: XI Semana de Planejamento Acadêmico Integrado da UCG, 2003, Goiânia-GO, 2003.

MANUAL ENADE. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação.

http://download.inep.gov.br/educação-superior/enade/manuais/manual-enade-2011.pdf.

MANUAL ENADE. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação.

http://download.inep.gov.br/educação-superior/enade/manuais/manual-enade 2014.pdf.

MASCARENHAS, A. D. N.; ÁVILA, C. Da docência como identidade do pedagogo e as diferentes atribuições profissionais propostas pela DCNP -2006. Revista Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.10, n.2, p. 259-271, mai./ago. 2017.

PARECER CNE/CES n° 67/2003. Referencial para as diretrizes curriculares Nacionais-DCN dos cursos de graduação. Retrieved fromhttp;//portal.mec.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces067-03.pdf.

PIMENTA, S.G. (org.). O estágio e a docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Coleção polêmicas, Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SILVA, A. M. M . A didática em questão e as questões da didática. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais... Rio de Janeiro: ENDIPE, 2002.

SILVA, M. B. da; SCHAPPO, V. L. Introdução a Pesquisa em Educação. Florianópolis: UDESC, 2002.

TEIXEIRA, A. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. 2ªed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1598

Refbacks

  • There are currently no refbacks.