Potencialidades da utilização de drones na agricultura de precisão / Drones potentiality use in precision agriculture

Altacis Junior de Oliveira, Gustavo Ferreira da Silva, Givanildo Rodrigues da Silva, Andressa Alves Cabreira dos Santos, Daniela Soares Alves Caldeira, Marcella Karoline Cardoso Vilarinho, Marco Antonio Aparecido Barelli, Taniele Carvalho de Oliveira

Abstract


Atualmente, um assunto que se destaca nos meios de comunicações é o aquecimento global, com isso faz necessário alternativas que minimizem os efeitos do mesmo na agricultura brasileira, tornando mais sustentável e eficiente. Com a utilização de novas tecnologias, a Agricultura de Precisão (AP) juntamente com boas práticas de cultivo e outras tecnologias tem propiciado o melhoramento dos sistemas produtivos, otimizando recursos e mitigando efeitos no ambiente. Entretanto, ainda há poucos pesquisadores que produzem conteúdo sobre o tema. Na AP existem diversas opções para seu desenvolvimento, uma delas são os Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) ou Drones. Em virtude da ausência de informações e bibliografias sobre este assunto abordado, o presente estudo é importante para auxiliar o agricultor com novas tecnologias, como o drone, que tem se mostrado como uma ferramenta promissora na agricultura de precisão, permitindo a otimização de recursos e produzindo mais. Por meio desta pesquisa é possível familiarizar os agricultores sobre os conceitos de AP e Drone, mostrando serem ferramentas benéficas para o produtor rural, devido proporcionar uma sistematização precisa da agricultura, indicando uma aplicação mais segura dos defensivos agrícolas, e reduzindo o uso dos mesmos.


Keywords


Agricultura, Tecnologia, VANT.

References


BARBIERI, D. M.; MARQUES J. J.; PEREIRA, G. T. Variabilidade espacial de atributos químicos de um Argissolo para aplicação de insumos à taxa variável em diferentes formas de relevo. Jaboticabal: Engenharia Agrícola, 2008.

BERNARDI, A. C. de C.; INAMASU, R. Y. Adoção da Agricultura de Precisão no Brasil. Brasília: Embrapa, 2014.

COELHO, A. M. Agricultura de precisão: manejo da variabilidade espacial e temporal dos solos e culturas. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2005.

ESPERIDIÃO, T. L.; SANTOS, T. C.; AMARANTE, M. S. Agricultura 4.0: Software de Gerenciamento de Produção. Mogi das Cruzes: Pesquisa e Ação V5 N4, 2019.

FORCE, P. Drones na Agricultura: tudo sobre a tecnologia que está mudando o setor. Porto Alegre: Floresta & Agricultura, 2016.

JORGE, L. A. C. Determinação da cobertura de solo em fotografias aéreas do Projeto Arara. 2001. 97f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação)-Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001.

JORGE, L. A. C.; INAMASU, R. Y. Uso de veículos aéreos não tripulados (VANT) em Agricultura de Precisão. Brasília: Embrapa, 2014.

LAMPARELLI, R. A. C. Agricultura de precisão. Brasilia: Agência Embrapa de Informação Tecnológica, 2016.

MAINARDI, L.C. Viabilidade de utilização de técnicas de agricultura de precisão na lavoura orizícola. Santa Maria: UFSM, 2015.

MEDEIROS, F. A. Desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado para aplicação em agricultura de precisão. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

MIRANDA, A. C. C.; VERÍSSIMO, A. M.; CEOLIN, A. C. Agricultura de precisão: Um mapeamento da base da Scielo-Precision Agriculture: A Scielo Base Mapping. GESTÃO. Pernambuco: Org-Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 2017.

MOLIN, J. P. Desafios da agricultura brasileira a partir da agricultura de precisão. Piracicaba: SIMPÓSIO SOBRE ROTAÇÃO SOJA/MILHO NO PLANTIO DIRETO, 2002.

MOLIN, J. P. Agricultura de precisão: Números do mercado brasileiro. Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Biossistemas. São Paulo: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 2017.

NERIS, L. O. Um piloto automático para as aeronaves do projeto ARARA. 2001. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, São Carlos.

NUNES, J. L. S. Agricultura de Precisão In: Agricultura de Precisão. Agrolink, 2016.Disponível. Acesso em: 08 fev.2020.

OLIVEIRA, T. P. A.; PANTOJA, M. J.; BRISOLA, M. V. Plano ABC: Contribuições Teóricas para o Novo Paradigma da Agropecuária e uma Proposta de Avaliação. Maringá: Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, 2016.

OLIVEIRA, R. P. Apoio à decisão na adoção da agricultura de precisão. Tupã: Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, 2016.

PONTES, L. B.; CAVICHIOLI, F. A. AGRICULTURA DE PRECISÃO: uma ferramenta eficaz para o produtor rural. Taquaritinga: V SIMTEC – Simpósio de Tecnologia, 2018.

RABELLO, L. M.; BERNARDI, A. C. C.; INAMASU, R. Y. Condutividade elétrica aparente do solo. In: Bernardi, A.C.C.; Naime, J.M.; Resende, A.V.; Bassoi, L.H.; Inamasu, R.Y. Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília: Embrapa, 2014.

RASI, J. R. Desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado para aplicação em pulverização agrícola. 70f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Rural) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. 2008.

SHIRATSUCHI, L. S.; BRANDÃO, Z. N.; VICENTE, L. E.; VICTORIA, D. C.; DUCATI, J. R.; DE OLIVEIRA, R. P.; VILELA, M. F. Sensoriamento Remoto: conceitos básicos e aplicações na Agricultura de Precisão. Brasília: Embrapa, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-010

Refbacks

  • There are currently no refbacks.