Determinação da granulometria e análise das condições operacionais do peneiramento de painço (Panicum miliaceum) / Determination of granulometry and analysis of operational conditions of millet (Panicum miliaceum) sifting

Carolina Smaniotto Fronza, Dinalva Schein, Gabriela Aline Kroetz Bremm, Naiara Jacinta Clerici, Andréia Monique Lermen, Júlia Cristina Diel, Isaac dos Santos Nunes, Raíssa Engroff Guimarães

Abstract


A separação granulométrica visa separar e classificar materiais de acordo com seus diâmetros.  Um método em destaque para a realização dessa separação é o peneiramento. No peneiramento,  alimenta-se  um conjunto de peneiras com uma quantidade de massa predeterminada do material que se deseja separar e classificar. Sob agitação, os particulados tendem a passar ou reter-se nas peneiras conforme seu diâmetro e o diâmetro de abertura das peneiras. Assim, a técnica de peneiramento é muito empregada para realizar a separação e classificação de particulados, além de ser utilizada para construção de modelos de distribuição de materiais. Portanto, o presente estudo objetivou realizar a separação dos grãos de painço em diferentes condições operacionais e determinar um modelo de distribuição granulométrica para as sementes. Avaliando-se o peneiramento, os grãos reteram-se na peneira de 10 Mesh, na qual cerca de 90% dos grãos acumulou-se, indicando tamanhos de partícula entre 2 mm e 2,5 mm. Além disso, o modelo que melhor descreveu o ensaio foi o Gates, Gaudin e Schuhmann (GGS), para uma condição operacional de 5 minutos e intensidade de agitação 9.


Keywords


Panicum miliaceum, granulometria, peneiramento, condições operacionais.

References


CORREIA, J. C. G. Classificação e peneiramento. In: ADÃO, B. L.; SAMPAIO, J. A.; FRANÇA, S. C. A. Tratamento de minérios. 5. ed. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2010, p. 196-238.

CREMASCO, M. A. Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos. 2. ed. São Paulo: Blutcher, 2014.

KALINOVÁ, J. Nutritionally important components of Proso Millet (Panicum miliaceum L.). Food, República Tcheca, v. 1, n.1, p. 91-100, 2007. Disponível em:. Acesso em: 26 set. 2018.

NASCIMENTO, L. D. Caracterização, análise fluidodinâmica e secagem de sementes de painço em leito de jorro. 2014, 140 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

PEREIRA, A. V. Caracterização e secagem de sementes de painço. 2010, 92 f. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-005

Refbacks

  • There are currently no refbacks.