A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometry

Authors

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa
  • Andreza de Matos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1594

Keywords:

Ensino, Ferramenta, Linguagem Logo, Geometria.

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta de ensino a partir da utilização de recurso tecnológico educativo que venha contribuir para o aprendizado das crianças por meio da Linguagem de Programação Logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana, utilizada juntamente com o software SuperLogo 3.0 para o desenvolvimento durante o ensino e aprendizagem. A aplicação deste projeto foi realizada em uma escola municipal de Itacoatiara-AM, com duas turmas de 5º ano do ensino fundamental, dos turnos matutino e vespertino. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com alunos e professores e observação participante. O material empírico foi construído a partir do diário de campo, fotos e gravador de voz do pesquisador. A fundamentação teórica está pautada na perspectiva construtivista de Jean Piaget e Papert, e a partir de todo o conjunto estrutural deste projeto, buscamos resultados que comprovaram a eficácia deste recurso tecnológico para o ensino de geometria plana.  Mediante a experiência vivenciada em sala de aula, foi possível observar, que alunos e professores em pouco tempo se familiarizaram com a Linguagem de Programação Logo, e em pouco tempo já estavam desenvolvendo suas artes, utilizando as figuras Geométricas Planas, com seus respectivos cálculos, tendo noção de distância e lateralidade. E isso nos retrata algo muito positivo, pois mesmo que a Linguagem fosse algo novo para eles, após aprenderem os comandos, sentiram-se os donos de seu próprio aprendizado e criação de atividades. É essa construção da aprendizagem que a Linguagem de Programação proporciona aos alunos. Outro ponto fundamental é que esta ferramenta instiga os alunos a buscar soluções a partir do erro, visto que o feedback acontece no momento da realização da atividade em execução. Com isso, a ferramenta proposta como ensino de Geometria Plana, nos trouxe resultados satisfatórios, e se encontra disponível no laboratório de Informática da escola para utilização durante as aulas de matemática e outras disciplinas que se pretende estudar.

 

References

CARRETERO, Mario. Construtivismo e Educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1997.

CORREIA, L. H. Andrade; AMARAL, K. C. Arcanjo; UCHOA, J. Quinteiro. Computador Tutelado. Lavras: UFLA/FAEPE, 2001.

GABRIEL, Martha. Educar/ Martha Gabriel. -1. ed. – São Paulo: Saraiva, 2013. FAVA, Rui. Educação 3.0/ Rui Fava. -1. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2014.

PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. Tradução de José Armando Valente, Beatriz Bitelman. Afira V. Ripper. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

PIAGET, Jean. The Grasp of Consciousness: Action and Concept in the Youg Child. Cambridge, Mass: Harvard University, 1976.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: Novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade/ Sanmya Feitosa Tajra.—9. Ed. rev. , atual. e ampl.—São Paulo: Érica, 2012.

Published

2019-03-26

How to Cite

Barbosa, L. S. de O., & Oliveira, A. de M. (2019). A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometry. Brazilian Journal of Development, 5(5), 4093–4107. https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1594

Issue

Section

Original Papers