Focco em prática: como a aprendizagem cooperativa faz diferença nos cursos de engenharia / Focco in practice: how cooperative learning makes a difference in engineering courses

Authors

  • Jeferson da Silva dos Santos
  • Felipe Mallmann Centenaro
  • Angela Ester Mallmann Centenaro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-683

Keywords:

Aprendizagem cooperativa, Grupos de estudo, Célula acadêmica.

Abstract

A ausência de metodologias participativas e o uso de métodos de ensino tradicionais nas universidades fazem com que acadêmicos se ocupem cada vez mais com atividades individualistas e competitivas. Essas metodologias, que tem a competição como principal motor, reforçam a concorrência e o sentimento de baixa eficácia pelos que obtêm menos aproveitamento nos estudos, reforçando a exclusão dentro das Instituições de Ensino Superior. Dessa forma, a universidade tem se caracterizado como um ambiente que mais estimula a competição e o individualismo. As células de estudo cooperativo na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT tem como principais objetivos oportunizar rendimento acadêmico satisfatório e aprovação em disciplinas da graduação, incentivar a interação positiva e construção de relacionamento entre os estudantes, incentivar a permanência do acadêmico na UNEMAT, capacitar de forma continuada estudantes para organizar Células de Aprendizagem Cooperativa, capacitar estudantes para trabalhar em equipe, desenvolver a empatia entre os acadêmicos e muitos outros. Desta maneira, o presente estudo tem como finalidade apresentar experiências, o funcionamento e metodologias usadas nas células de estudo cooperativo na UNEMAT no campus universitário de Sinop.

 

References

DRACOCE, Andersom Rafael; ENGSTER, Eder Cledinei; MILHOMEM, André Luiz Borges. Aprendizagem cooperativa: uma nova abordagem sobre a educação. Colíder, Vol. 2, nº2. 2013. Unemat Editora. GEOCOMP/ANAIS. ISSN:2318-3896.

FIRMIANO, E. P. Aprendizagem cooperativa na sala de aula. Disponível em: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1I8b0SK4wNQ_MDA_b3dfd_/APOSTILA%20DE%20Aprendizagem%20Cooperativa%20-%20Autor-%20Ednaldo.pdf> Acesso em: 11 set. 2016.

PRECE. https://www.changemakers.com/pt-br/aprenderbrincando/entries/programa-de-educa%C3%A7%C3%A3o-em-c%C3%A9lulas-prece. Acesso em: 11 set. 2016.

VIEIRA, P. N. B. Estratégias Alternativas de Ensino-Aprendizagem na Matemática: estudo empírico de uma intervenção com à aprendizagem cooperativa, no contexto do ensino profissional. 2000. 271 f. Dissertação (Mestre em Psicologia) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Published

2020-08-31

How to Cite

dos Santos, J. da S., Centenaro, F. M., & Centenaro, A. E. M. (2020). Focco em prática: como a aprendizagem cooperativa faz diferença nos cursos de engenharia / Focco in practice: how cooperative learning makes a difference in engineering courses. Brazilian Journal of Development, 6(8), 63415–63524. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-683

Issue

Section

Original Papers