Especialização do lugar na navegação do rio solimões – o caso das lanchas ajato / Specialization of the place in the solimões river navigation - the case of ajato snacks

Authors

  • Kristian Oliveira de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-634

Keywords:

Transporte fluvial, Especialização do lugar, Rio Solimões.

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar a atuação das lanchas Ajato como um produto do impacto da especialização do lugar na navegação do rio Solimões. A hipótese de que isto providenciou uma modernização e um aprimoramento da circulação fluvial na região, o que corrobora para a integração territorial deste subespaço, orientou esta pesquisa. A metodologia deste estudo fundamentou-se na pesquisa bibliográfica, entrevistas e no trabalho de campo em toda a extensão do rio Solimões para o levantamento de dados primários e secundários assim como o uso de informações institucionais. Este artigo possibilita a compreensão de que as lanchas Ajato no rio Solimões representam um produto da especialização do lugar no transporte fluvial, isto ocorreu em razão deste rio exigir condições de navegação que atendam sua natureza particular. Conclui-se que a especialização destes objetos se realiza a partir do uso de estruturas e técnicas de navegação que permitem a aceleração proporcionando benefícios e vantagens operacionais úteis à circulação e à fluidez territorial no rio Solimões.

References

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIOS (ANTAQ). Caracterização da oferta e demanda do transporte fluvial de passageiros na região na região amazônica. Brasília: ANTAQ, 2013.

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIOS (ANTAQ). Pesquisa de satisfação dos usuários do serviço de transporte longitudinal de passageiros e misto (passageiros e cargas) na navegação interior da região amazônica. Brasília: ANTAQ, 2015.

ARROYO, M.; CRUZ, R. C. A. (orgs). Território e circulação: a dinâmica contraditória da globalização. São Paulo: Annablume, 2015.

CATAIA, M. A. Território nacional e fronteiras internas – a fragmentação do território brasileiro. Tese (Doutorado em Geografia Humana), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES (CNT). Pesquisa CNT da navegação interior 2013. Brasília: CNT, 2013.

COSTA, W. M. Ordenamento territorial e Amazônia: vinte anos de experiência de zoneamento ecológico e econômico. In: BATISTELLA, M; MORAN, E. F.; ALVES, D. S. (orgs.). Amazônia: natureza e sociedade em transformação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

DAMIANI, A. L. Cidades médias e pequenas no processo de globalização. Apontamentos bibliográficos. In: LEMOS, A. I. G.; ARROYO, M. M.; SILVEIRA, M. L. (orgs). América Latina: cidade, campo e turismo. Buenos Aires: Consejo Latino americano de Ciencias Sociales – CLACSO; São Paulo: Universidade de ao Paulo – USP, 2006.

HAESBAERT, R. Regional-global – dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2010.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

HUERTAS, D. M. Da fachada atlântica à imensidão amazônica: fronteira agrícola e integração territorial. São Paulo: Annablume, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Atlas do Censo 2010. Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.

MACHADO, P. C. Segurança da navegação em hidrovias: fator fundamental para o desenvolvimento da região Amazônica. Monografia (Graduação em Altos Estudos de Política e Estratégia) - Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro, 2014.

NOGUEIRA, A. R. B. Geografia das representações. In: Boletim amazonense de geografia. Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Manaus. Manaus, Vol. 2, p. 93-108, 1995.

PEREIRA, V. B. Transportes: história, crises e caminhos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

QUEIROZ, K. O. Entre motores e velas – os racionamentos e interrupções de energia elétrica no Amazonas. Curitiba: Editora CRV, 2012.

QUEIROZ, K. O. Integração e globalização relativizada – uma leitura a partir de Tefé no Amazonas. Manaus: UEA Edições, 2017.

SANTOS, M. Por uma economia política da cidade: o caso de São Paulo. São Paulo: Editora Hucitec/Educ, 1994.

SILVEIRA, M. L. Um país, uma região: fim de século e modernidades na Argentina. São Paulo: FAPESP/LABOPLAN-USP, 1999.

Published

2020-08-27

How to Cite

Queiroz, K. O. de. (2020). Especialização do lugar na navegação do rio solimões – o caso das lanchas ajato / Specialization of the place in the solimões river navigation - the case of ajato snacks. Brazilian Journal of Development, 6(8), 62728–62740. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-634

Issue

Section

Original Papers