Reflexões sobre os mapas conceituais aplicados ao ensino de parasitologia / Reflections on the concept maps applied to theteaching of parasitology

Authors

  • Maria de Fátima de Souza
  • Elineí Araújo de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1569

Keywords:

Teníase, Cisticercose, Hidatidose, Pergunta focal, CmapTools.

Abstract

Os mapas conceituais se constituem uma ferramenta de representação gráfica utilizada para descrever a compreensão do significado de um conjunto de conceitos, relativos a um determinado assunto. O que torna muito pertinente a sua inserção no contexto formativo em cursos da área biomédica. O objetivo deste trabalho é analisar mapas conceituais sobre cestoides, elaborados por estudantes em aulas de parasitologia humana.  A elaboração dos mapas foi proposta pararesponder à seguinte pergunta focal: “Como os cestoides afetam à saúde humana?”. O desafio foi proposto para grupos de estudantes do curso de medicina, no percurso das aulas dos componentes, Parasitologia Médica Teórica e Parasitologia Médica Prática. As instruções sobre a atividade foram dadas por meio de apresentação oral e incluíam desde a orientação para baixar o software CmapTools, a leitura de um texto básico sobre mapas conceituais e de livros de Parasitologia; além de detalhes técnicos e operacionais necessários à correta elaboração dos mapas. O arquivo com as informações também foi disponibilizado para os alunos. Foram analisados 10 mapas conceituais elaborados pelos grupos de alunos. A análise tomou como parâmetros, a estrutura do mapa e o conteúdo relativo à pergunta focal. Foram criadas categorias seguindo as instruções dadas e o conteúdo das respostas; os dados foram sistematizados utilizando-se o software Microsoft Excel, versão 2010. A estrutura mais comum dos mapas foi radial, mas com muitas ocorrências de estruturas mistas (radial + linear; radial + rede), visto os mapas ficaram extensos; em parte, por ser abordado cada parasito, em particular. As doenças causadas por cestoides mencionadas com maior frequência são as mais conhecidas por meio dos livros didáticos, como teníase e cisticercose; ou as que ocorrem com frequência no nosso meio, como himenolepíase. Os desvios da questão focal ocorreram com alta frequência e abordaram, principalmente, riscos e medidas de prevenção. A adição de conceitos corretos e importantes para o enriquecimento da resposta foi aqui tratado como extrapolação, e se referiu à cisticercose e hidatidose. Ocorreram poucos erros conceituais, sendo as omissões o principal fator impeditivo de se alcançar a plenitude da resposta. Destaca-se que, a maioria dos mapas conceituais analisados apresentou resposta adequada para a pergunta focal.

 

 

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Hidatidose humana no Brasil: manuel de procedimentos técnicos para o diagnóstico parasitológico e imunológico. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 63 p. il – (Série A: Normas e Manuais Técnicos).

DALEY, B. J.; TORRE, D. M. Concept maps in medical education: an analytical literature review. Medical Education, v. 44, p. 440–448, 2010.

CORREIA, P. R. M. Et al. Por Que Vale a Pena Usar Mapas Conceituais no Ensino Superior? Revista Graduação USP, v. 1, n 1, p. 1-12, 2016.

MAIA, M. A.; CAMPOS, D. M. B.; DAMASCENO, F. A. Dipylidiumcaninum(Cestoda – Dilepididae). Relato de um caso humano em Goiânia, Goiás. Revista de Patologia Tropical, v. 20, n. 1, p. 7-12, jan./jun., 1991.

NEVES D. P.; MELO A. L.; LINARDI P. M.; VITOR, R.W. A. Parasitologia Humana. 13a ed. São Paulo, Atheneu, 2016. 588 p.

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29 , jan.-jun. 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.uepg.br>.

REY L. Parasitologia: parasitos e doenças parasitárias do homem nos trópicos ocidentais. 4a ed. (Reimp.). Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2014. 883 p. il.

SOUZA, M. F.; MOREIRA, E. M.; XIMENES, M. F. F. M. Altas prevalências de parasitoses que afetam o trato gastrintestinal em crianças e adolescentes: um sinal da desvantagem social. In: XIMENES, M. F. F. M.; SOUZA, R. F (org.). Meio Ambiente e Saúde Humana: práticas, vivências e saberes. Natal: EDUFRN, 2013. P. 349-372. 400 p. il.

Published

2019-03-25

How to Cite

Souza, M. de F. de, & Almeida, E. A. de. (2019). Reflexões sobre os mapas conceituais aplicados ao ensino de parasitologia / Reflections on the concept maps applied to theteaching of parasitology. Brazilian Journal of Development, 5(5), 3953–3964. https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1569

Issue

Section

Original Papers