Construção de um reator de plasma frio à pressão atmosférica com materiais de baixo custo / Construction of a cold plasma reactor at atmospheric pressure with low cost materials

Douglas Pereira Alves, Christiano Jorge Gomes Pinheiro, Claudio Moises Ribeiro

Abstract


Este trabalho visa a construção de um dispositivo gerador de plasma frio à pressão atmosférica. Este dispositivo além de compacto, com facilidade de transporte, possui uma boa relação custo benefício devido ao uso de materiais de baixo custo. O objetivo deste projeto foi construir um gerador de plasma utilizando materiais de baixo custo. Constituído basicamente por uma fonte de alta tensão com frequência e tensão ajustáveis para a ionização do gás utilizado, um braço suporte que pode ser ajustado à diferentes alturas e um dispositivo para a geração do plasma frio à pressão atmosférica. Utilizando gás argônio foi possível gerar plasma frio com um fluxo intenso e direcionável.


Keywords


Gerador de plasma, Plasma frio, Baixo custo.

References


SANTOS, A. C. P. Redução aluminotérmica do óxido de tântalo usando uma tocha de plasma como ignitor. Tese (Doutorado em Engenharia de materiais), Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio grande do Norte, 2007.

FARIAS, E. E. Estudo do Plasma produzido por descarga elétrica no limiar da transição Townsend – “glow”. Dissertação (Mestrado em Plasmas em Ciências Físicas), Programa Pós-Graduação em Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2006.

FELIPINI, C. L. Noções sobre plasma térmico e suas principais aplicações. Usjt integração. Nº 41. p. 147-151, 2005.

KOLB, J. F.; et al. Cold atmospheric pressure air plasma jet for medical applications. Journal Applied Physics Letters. applied physics letters 92, 241501, 2008

GASPERI, J. I. Aplicações do plasma térmico e descarga corona para eliminação de resíduos ambientalmente perigosos. (Trabalho de Conclusão de Curso de Química), Departamento de Química, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2008.

NASCIMENTO NETO, A. B. Desenho e Construção de um Protótipo Gerador de Jato de Plasma Frio à Pressão Atmosférica para Aplicações Biomédicas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio grande do Norte, 2013.

ROCHA, V. Esterilização de materiais termossensíveis através de aplicação de plasma gerado por descarga com barreira dielétrica (DBD). Dissertação (Mestrado em Física Aplicada a Tecnológica de Plasma), Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, São Paulo, 2009.

NISHIME, T. M. C.; et al. Non-thermal atmospheric pressure plasma jet applied to inactivation of different microorganisms. Surface & Coatings Technology 312 (2017) 19–24, 2016

BRAGA, N. C; Motor iônico, saber eletrônica, 1986.

ALVES, D. P. Construção de um reator de plasma frio à pressão atmosférica. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Física), Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre, Espírito




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1564

Refbacks

  • There are currently no refbacks.