As Exigências Legais do Processo de Contratação de Soluções de TI da Instrução Normativa IN/SLTI/MPOG 04/2014 e o Modelo CMMI-DEV: Uma Análise Comparativa / The Legal Requirements of the IT Solutions Procurement Process of the IN / SLTI / MPOG 04/2014 Normative Instruction and the CMMI-DEV Model: A Comparative Analysis

Luiz Sérgio Plácido da Silva, Suzana Cândido de Barros Sampaio, Renata Teles Moreira, Alexandre M. L. Vasconcelos

Abstract


A aplicação de melhores práticas em processos de contratações de soluções de TI pela Administração Pública Federal Brasileira (APF), enfrentam diversos obstáculos. Dentre estes obstáculos, destacam-se a complexidade dos processos e a contínua fiscalização dos órgãos de controle. Para minimizar tais obstáculos, o Tribunal de Contas da União (TCU), recomendou a elaboração da Instrução Normativa IN/SLTI/MPOG 04, contendo diretrizes para o processo de contratação. Estas diretrizes contem o Guia de Contratação de Soluções de TI (GSTI), e visam normatizar as aquisições de TI no Brasil. Este trabalho apresenta um mapeamento entre o Processo de Contratação de Soluções de TI, previstos na IN/SLTI/MPOG 04/2014 e GCSTIe o Modelo CMMI-DEV, com o objetivo de identificar a maturidade e aderência de seus processos em relação ao CMMI-DEV, ou seja, o mapeamento considera as exigências legais para as contratações de TI no Brasil e as práticas específicas descritas no Modelo CMMI-DEV.

 


Keywords


Instrução Normativa IN/SLTI/MPOG 04/2014, Processo de Contratação de Soluções de TI, Aderência aos Processos, Modelo CMMI-DEV.

References


ABES - Associação Brasileira de Empresas de Software. 2015. Disponível em: . Acesso em: 15/12/2016.

ABREU, M. F. Os riscos da terceirização da TI e da adoção de novas TIs e suas relações com os riscos para as estratégias competitivas das organizações. 2009.

BERGAMASCHI, Sidnei. Modelos de Gestão da Terceirização de Tecnologia da Informação: Um Estudo Exploratório. Tese (doutorado) – Universidade de São Paulo, 2004.

BERNSTORFF, V. H; CUNHA, J. C. O. que as organizações buscam e alcançar com a terceirização da tecnologia da informação In: XXIII Encontro Anual da ANPAD, 1999, Foz do Iguaçu/PR ANAIS. ANPAD, 1999.

CAVALCANTI, S.C. O Novo Modelo de Contratação de Soluções de TI pela Administração Pública Federal. 2a. Ed. Belo Horizonte. Editora Fórum, 2015.

CHRISSIS, M. D., KONRAD, M. E SHRUM S. “CMMI: guidelines for process integration and product improvement”. Addison-Wesley. 2010.

CRUZ, C. S. da. Governança de TI e Conformidade Legal no Setor Público: Um Quadro Referencial Normativo para a Contratação de Serviços de TI. 2008. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: . Acesso em: 15/12/2016.

FORRESTER, E., BUTEAU, B., SHRUM, S. CMMI: Guidelines for Superior Service. Addison-Wesley. 2010.

GALLAGHER, B., PHILLIPS, M., RICHTER, K., SHRUM, S. CMMI: Guidelines for Improving the Acquisition of Products and Services. Addison-Wesley. 2010.

ISO/IEC, 2011. International Organization For Standardization/ International Electrotechnical Comission. ISO/IEC 20000 Information Technology– Service Management, Geneve: ISO, 2011.

LIRA, W. S.; CÂNDIDO, G. A.; ARAÚJO, G. M. & BARROS, M. A. A busca e o uso da informação nas organizações. Perspectivas em Ciência da Informação. Vol. 13, n. 1, Belo Horizonte, 2008.

SEI, 2010. Software Engineering Institute. CMMI for Development. 2010.

SILVA, L. S. P. Modelo de Contratação de Soluções de TI: Uma Analise Comparativa para Identificar a Maturidade e a Aderência aos Modelos CMMI-ACQ, CMMI-DEV e CMMI-DEV. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro de Informática – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, 2013.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Acórdão 2.308/2010-TCU-Plenário. 2010. Disponível em: . Acesso em: 15/12/2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1540

Refbacks

  • There are currently no refbacks.