Condições de mobilidade e acessibilidade para cadeirantes: estudo de caso no campus da universidade de Santa cruz do Sul – UNISC / Conditions of mobility and accessibility for wheelchair users: a case study on the campus of the University of Santa Cruz do Sul - UNISC

Anelise Schmitz, Jéssica da Silveira

Abstract


Este trabalho teve como objetivo analisar as condições de circulação do Campus da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, localizada no Rio Grande do Sul, bem como levantar e avaliar as principais barreiras físicas existentes e as suas condições em relação à mobilidade e acessibilidade do ponto de vista de uma pessoa em cadeira de rodas, visando promover a inclusão social destas e, consequentemente, daquelas que possuem a mobilidade reduzida. Ainda, aborda o conhecimento teórico sobre os assuntos condizentes com o tema em questão, além de compreender a NBR 9050:2015 e suas exigências referentes às pessoas que utilizam cadeira de rodas como meio de locomoção. Utilizou-se o apoio do software AutoCAD para mapear os locais analisados em campo e pontuar as irregularidades encontradas. Por meio da aplicação de check lists foram registrados os eventos mais significantes durante dois passeios acompanhados por cadeiran.

Keywords


Mobilidade. Acessibidade. Inclusão social.

References


ABNT (2015) ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro.

Antunes, E. M. e Simões, F. A. (2013) Engenharia urbana aplicada: um estudo sobre a qualidade do transporte público em cidades médias. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, vol. 5, n. 2.

BRASIL (2012) Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana; revoga dispositivos dos Decretos-Leis nos 3.326, de 3 de junho de 1941, e 5.405, de 13 de abril de 1943, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e das Leis nos 5.917, de 10 de setembro de 1973, e 6.261, de 14 de novembro de 1975; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 jan.

Carvalho, A. C. W. (2005) Desenho Universal, Acessibilidade e Integração Modal - Estudo Exploratório no Transporte Coletivo do Rio de Janeiro. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes – Mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Ceará (2009) Governo do Estado do Ceará – Guia de Acessibilidade Física: Espaço Público e Edificado. 1 ed./ Elaboração: Nadja, G. S.; Dutra, M.; Zilsa, M. P. S. e Valdemice, C. S. Fortaleza: Secretaria da Infraestrutura do Ceará - SEINFRA-CE.

Ludke, M. (1986) Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

UFC (2014) Universidade Federal do Ceará. Conceito de Acessibilidade. Desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará. Ceará.

Vasconcellos, E. A. A cidade, o transporte e o trânsito. São Paulo: Prolivros.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1538

Refbacks

  • There are currently no refbacks.