Aprendendo genética molecular a partir de métodos alternativos / Learning molecular genetics from alternative methods

Authors

  • Laís Corrêa de Lima
  • Karina Carvalho Mancini
  • Andreia Barcelos Passos Lima Gontijo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-439

Keywords:

Biologia Molecular, Didática, Ensino-aprendizagem.

Abstract

O ensino de Genética Molecular muitas vezes é visto como abstrato ou complexo, devido à dimensão e complexidade de seus componentes e processos estudados. Com o objetivo de facilitar o ensino e integrar a academia à educação básica, foi desenvolvido um projeto de Iniciação Científica Junior (FAPES/CNPq) intitulado “Aproximando a Genética do contexto escolar” que contou com a participação de oito alunos de ensino médio. Durante a execução, foram realizadas aulas teóricas e práticas utilizando diferentes metodologias ativas, de forma a intercalar os métodos de ensino para estimular a participação e desenvolvimento dos alunos. Assim, foram planejados mapas conceituais, rodas de debates, visitações e experimentos em laboratórios e espaços da universidade, jogos e modelos didáticos, além da confecção de materiais didáticos a fim de dinamizar o ensino acerca do fluxo da informação gênica, tópico escolhido pelos alunos participantes por considerarem de maior dificuldade de assimilação. Os resultados mostraram que métodos de ensino diversificados, práticos e dinâmicos e a construção de materiais didáticos que ilustram os processos celulares de Replicação, Transcrição e Tradução promovem a curiosidade e o interesse científico, atuando de forma positiva no ensino-aprendizagem.

References

BERBEL, N.A.N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina, v.32, p. 25-40, 2011.

BRAGA, R. G.; MATOS, S. A. Kronus: Refletindo Sobre Construção De Um Jogo Com Viés Investigativo. Experiências Em Ensino De Ciências, v8, n2, 2013.

DUSO, L. O Uso De Modelos No Ensino De Biologia. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Anais XVI ENDIPE, Campinas, 2012.

FERREIRA, P. M. P. et al. Avaliação Da Importância De Modelos No Ensino De Biologia Através Da Aplicação De Um Modelo Demonstrativo Da Junção Intercelular Desmossomo. Revista Brasileira de Biociências, v. 11, n.4, p. 388-394, 2013.

HOERNIG, A.M.; PEREIRA A.B. As aulas de Ciências Iniciando pela Prática: O que Pensam os Alunos. Revista da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.4, n.3, p.19-28, 2004.

JUSTINA, L.A.D.; FERLA, M.R.A. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Genética - Exemplo de Representação de Compactação do DNA Eucarioto. Arquivos do MUDI, 2006, p. 35-40.

KLUG, W.; CUMMINGS, M.; SPENCER, C. PALLADINO, M. Conceitos de Genética. 9 edição, Porto Alegre, Artmed, 2010.

LIMA, L.C.; et. al. Doces Moléculas. In: II Simpósio Capixaba de Ciências Biológicas, 2017, São Mateus. Anais [...], 2017.

MELO, J. R.; CARMO, E. M. Investigações sobre o ensino de Genética e Biologia Molecular no Ensino Médio brasileiro: reflexões sobre as publicações científicas. Ciência & Educação, vol. 15, núm. 3, São Paulo, p. 593-611,2009.

MENDES, K.V.M. Parceria universidade e escola na formação continuada de professores. In: VIII Congresso Nacional de Educação e III Congresso Ibero-Americano sobre violências nas escolas, 2008, Curitiba. Anais [...], Curitiba. 2008.

MIOTTO, D.B.O. et al. Mostrando A Diversidade Celular Por Meio De Modelos Didáticos. Revista Sbenbio, n. 9, 2016.

MIRANDA, V.B.S. et al. A Importância Da Atividade De Prática No Ensino De Biologia. Revista De Educação, Ciências E Matemática, v.3, n.2, ISSN 2238-2380, 2013.

MONTALVÃO NETO, A. L. et al Paradigmas, Hipóteses e Descobertas: O Ensino de Biologia e as Leis de Mendel. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 2015, Águas de Lindóia. Anais [...], Águas de Lindóia, 2015.

MOREIRA, M. A. O Mapa Conceitual Como Instrumento De Avaliação Da Aprendizagem. Educação e Seleção, 2013.

MOREIRA, L.M.; LAIA, M.L. Uma Maneira Interativa De Ensinar Genética No Ensino Fundamental Baseada No Resgate Da História E Na Introdução Lúdica De Técnicas Moleculares. Genética na Escola, v3, n2, 2008.

ORLANDO, T.C.; et. al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), p. 1 – 17, 2009.

PAIVA, L.R.S. et al. Jogo Banco Genômico: Trabalhando Com Genes E Organismos Transgênicos, Uma Prática Para O Ensino De Genética. Genética na Escola, v.3, n.2, 2008.

PAULINO, W.R. Biologia – Volume Único, São Paulo, Editora Ática, 2000.

PERUZZI, S.L.; FOFONKA, L. A Importância Da Aula Prática Para A Construção Significativa Do Conhecimento: A Visão Dos Professores Das Ciências Da Natureza. 2014. Disponível em: < http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1754> Acesso em: 10 ago. 2019.

SANTOS, C. A. C.; MOREIRA, L. M. Resgatando A História Da Genética No Brasil- O passado e a história de cientistas que mudaram o rumo das pesquisas científicas brasileiras. RIUFOP, 2017.

SETÚVAL, F. A. R.; BEJARANO, N. R. R.; Os Modelos Didáticos Com Conteúdo De Genética E A Sua Importância Na Formação Inicial De Professores Para O Ensino De Ciências E Biologia. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais... VII Enpec, Florianópolis: 2009.

SOBRINHO, R.S. A Importância Do Ensino Da Biologia Para o Cotidiano. 2009, Dissertação Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, Fortaleza, 2009.

SOUZA, N. A.; BORUCHOVITCH, E. Mapas Conceituais: Estratégia De Ensino/Aprendizagem e Ferramenta Avaliativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p.195-218, dez, 2010.

WATSON, J. et. al. Biologia Molecular Do Gene. Porto Alegre, 7ª Edição, ARTMED Editora, 2015.

WERNECK, R. I, et.al. Introdução ao Estudo da Genética. In: TREVILATTO, P. C; WERNECK, R. I. Genética Odontológica. Série Abeno, São Paulo, 1ª edição, Artes Médicas Editora, 2014.

Published

2020-08-21

How to Cite

Lima, L. C. de, Mancini, K. C., & Gontijo, A. B. P. L. (2020). Aprendendo genética molecular a partir de métodos alternativos / Learning molecular genetics from alternative methods. Brazilian Journal of Development, 6(8), 60206–60223. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-439

Issue

Section

Original Papers