Diagnóstico das necessidades de formação de professoras da educação infantil / Diagnosis of the training needs of pre-school teachers

Rebeca Ramos Campos

Abstract


O trabalho tem como objetivo apresentar um diagnóstico das necessidades de formação de professoras da Educação Infantil, no município de Natal, Rio Grande do Norte/RN, realizado no ano de 2015. Está inserida na Abordagem Qualitativa, utilizando o Estudo de Caso como metodologias. Como instrumentos para construção dos dados foram contemplados: o questionário, a entrevista semiestruturada, além de vinte e quatro observações. Esses dados foram analisados segundo princípios da Análise de Conteúdo. Como resultado da investigação, as seguintes necessidades formativas foram destacadas e estavam relacionadas:  ao planejamento de atividades escolares, ao desenvolvimento da prática pedagógica da leitura e escrita, à matemática, à falta de apoio à formação docente, ao atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais, à compreensão da construção do pensamento da criança; ao ensino de regras e limites, ao relacionamento família x escola, ao atendimento individualizado, ao uso dos espaços físicos inadequados e à escassez de materiais pedagógicos. O diagnóstico realizado pode oferecer possibilidades de conteúdo programático para formação contínua de professoras da Educação Infantil, que estejam diretamente relacionadas às suas necessidades. Tais discussões levam à compreensão que a escola deverá ser o centro da formação contínua. Por isso, acredita-se que uma formação contínua para professores da Educação Infantil, que considere as suas necessidades de formação, pode contribuir na superação de dificuldades encontradas no desenvolvimento da prática pedagógica com crianças.

 


Keywords


necessidades de formação, formação contínua, educação infantil.

References


ANDRÉ, Marli Eliza D.A de. Etnografia da Prática Escolar. Série Prática Pedagógica. Campinas: Papirus, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 2013.

BORDEST, Suíse Monteiro Leon. et. al. Educação Ambiental Mediando Sentidos e Interpretações. Estudos De Caso. Disponível em: http://www.5iberoea.org.br/artigos/i_fichatrabalho. Acesso em 12 fev. 2016.

BRASIL. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, vols. I, II e III, 2001.

ESTEVE, José M. Mudanças Sociais e Função Docente. In: NÓVOA, Antônio. Profissão Professor. 2.ed. Porto: Porto, 1999, p. 93-124.

FERREIRO, Emília, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

LUCKESI, Cipriano Carlos. Prática Escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude, 1999. Disponível em: PDF http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_08_p133-140_c.pdf. Acesso em: 10/09/2015.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.

PARRAT-DAYAN, Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto, 2008.

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto, 1993.

VIEIRA, Giane Bezerra. Alfabetizar letrando: investigação-ação fundada nas necessidades de formação docente. 2010. 331 f. Tese (Doutoramento em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRN, Natal, 2010.

VIGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1527

Refbacks

  • There are currently no refbacks.