Gestão democrática: avanços, limites e desafios / Democratic management: advances, limits and challenges

Severina Ferreira de Lima, Jaciane Gomes Sousa de Lima Silva

Abstract


O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a relevância da participação dos diversos atores educativos na gestão democrática, na tomada de decisões, e no desenvolvimento e efetivação do trabalho pedagógico da escola pública. Trata-se de um recorte de um estudo com caráter essencialmente bibliográfico e interpretativo. Partindo de breves considerações acerca das experiências da democracia no Brasil, destacamos a participação social como uma prática educativa de formação da cidadania que vem se constituindo no nosso pais e também da gradativa inclusão dos direitos civis, políticos e sociais, originados de históricas lutas. Analisar o processo de democratização escolar, seus avanços e desafios postos, numa sociedade em constante transformação, necessita-se da instauração de uma nova cultura política, a partir da democracia direta, que possibilitará a construção de uma escola pública mais democrática e de qualidade social.


Keywords


Democracia; Gestão Democrática; Cidadania.

References


BRASIL. Constituição do Brasil. Recife: CEPE, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 1982.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã: Uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo. Cortez, Autores Associados, 1995.

SANTIAGO, Maria Eliete. Projeto Pedagógico da Escola: Uma contribuição ao planejamento escolar. Revista de Administração Educacional. Ano 1, Vol. 1, Recife, 1996.

SAVIANI, Demerval. Competência política e compromisso técnico. Educação e Sociedade. São Paulo, 1995.

VEIGA, Ilma Passos. (org.) Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma construção possível. Campinas-São Paulo. Papirus, 1996.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1525

Refbacks

  • There are currently no refbacks.