Sistematização e operacionalização do estágio supervisionado na formação de professores a distância da UFPI / Systematization and operationalization of the supervised internship in the training of distance teachers of the UFPI

Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti, Antonia Dalva França- Carvalho

Abstract


O presente estudo tem como objetivo delinear a sistematização e operacionalização do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura à distância, do Centro de Educação Aberta e a Distância, da Universidade Federal do Piauí. Apresentamos como o Estágio Supervisionado se apresenta em quatro cursos de licenciatura do CEAD/UFPI, sendo eles: Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática e Pedagogia. A pesquisa é fruto da dissertação de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI. Foi realizada com base nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de formação docente da EaD e nas legislações vigentes, bem como, a luz dos teóricos da área, sendo do tipo qualitativa e documental (OLIVEIRA, 2012; FONSECA, 2002). Identificamos que a proposta do Estágio Supervisionado dos cursos investigados esta em consonância com as legislações vigentes, que organiza e operacionaliza sua atuação no Brasil. Isso significa que, o Estágio Supervisionado, seja na modalidade presencial ou à distância, é um componente essencial na formação de professores, sendo um momento decisivo para a formação crítica e reflexiva do professor e para a construção dos saberes adquiridos com a prática. Através da mediação didático-metodológica e da utilização das TICs, é possível superar a distância no tempo e espaço em que acontecem os processos formativos na EaD. O estudo surge, ainda, como contribuição para uma compreensão maior acerca do Estágio Supervisionado na Formação Docente no âmbito da CEAD/UFPI, no que se refere a operacionalização deste, tendo em vista, as diferentes configurações que regem a formação de professores no ensino a distância.


Keywords


Estágio Supervisionado. Educação a Distância. Formação de professores.

References


ARAÚJO, R. D. O Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da UESPI: articulação teoria-prática na formação docente. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, 2009.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov. br / ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30 jun. 2018.

______. Parecer CNE/CP n. 28/2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. 2001. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2018.

______. Ministério da Educação e Cultura. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2018.

________. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio. 2006. Seção 1, p. 11. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/ arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2018.

_______. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o Estágio de estudantes. 2008. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 setembro, 2006. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018.

_______. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2 jul. 2015.

_______. Formulário de cadastramento de bolsistas da Universidade Aberta do Brasil – Professor pesquisador conteudista. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2018.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. GONZALEZ, M. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Avercamp, 2005.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. ed. Petrópolis, (RJ): Vozes, 2012.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PRADO, M. E. B.B.; ALMEIDA, M.E. B. Formação de educadores: fundamentos reflexivos para o contexto da educação a distância. In: VALENTE, J. A.; BUSTAMANTE, S. B. V. (Orgs.). Educação a distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009. p. 65-82.

UFPI. Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX). Resolução n. 177, de 5 de novembro de 2012. Aprova a atualização das normas de funcionamento dos cursos de graduação da UFPI e dá outras providências. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2012a. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2018.

_______. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Piauí. Projeto Pedagógico do Curso Graduação, Licenciatura em Filosofia na modalidade de Educação a Distância(EaD). Magistério da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2012b.

_______. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Piauí. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia a Distância (EaD). Magistério da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2011a.

_______. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Piauí. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação, Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade de Educação a Distância (EaD). Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2011b.

_______. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Piauí. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Matemática - modalidade a distância. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1514

Refbacks

  • There are currently no refbacks.