Na caminhada para educar jovens e adultos perpassei pela alfabetização e pelo letramento / In the walk to educate young people and adults i went through literacy and literacy

Keila Núbia Barbosa Ibrahim Abdelkarem

Abstract


 De acordo com Veiga (2007), desde 1940 a Educação de Jovens e Adultos vem sendo considerada um problema de políticas públicas no Brasil. Alfabetizar esses jovens e adultos ainda é uma tarefa nebulosa e nem sempre alcançada. A complexidade dessa modalidade de ensino, muitas vezes, inibi o avanço nas providências por parte do governo. É imprescindível que haja estudos para a eficiência da alfabetização de jovens e adultos que não tiveram o direito do acesso e da permanência na escola assegurados na idade apropriada. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho é a) apresentar porque é tão difícil para alunos e professores compreenderem que apenas aprenderem a decodificar e a escrever, não é o suficiente para fazerem parte de uma cultura de letramento; b) apontar a diferença entre ser letrado e alfabetizado; e c) apontar quais as políticas públicas realizadas a partir do período do governo militar até os dias atuais.

 


Keywords


Alfabetização; Letramento; Educação de Jovens e Adultos (EJA).

References


DISTRITO FEDERAL (BRASIL). Secretaria de Estado de Educação. Regimento Escolar das Instituições Educacionais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, 5ª. Ed.Brasília, 2009.Diretrizes Pedagógicas do Distrito Federal 2009-2013, Ritla. 2008.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. 10.ed.

GALVÃO, A. M. O.; SOARES, L. J. G. História da alfabetização de adultos no Brasil.

ALBUQUERQUE, E. B. C. ;LEAL, T. F. (Org.) Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva do letramento, 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

GERMANO, J. W. Estado Militar e Educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 2000.

Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística-Ibge. Dados do Censo 2010: Disponível em:. Acesso em: 17 nov. 2017.

SEEDF . Acesso em: 05 dez. 2017.

KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das letras, 1995.

LINS, A. F. C. A retenção de alunos da educação de jovens e adultos em uma escola pública do distrito federal. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Brasília-DF, 2013.

PAIVA, V. História da educação popular no Brasil, Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyla, 6 ed, 2003.

PEREIRA, M. L. C. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2 ed., 2007.

RIBEIRO, V. M. Alfabetismo Funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. Educação & Sociedade, XVIII, nº 60, dezembro 1997.

SAUNER, N. F. M. Alfabetização de adultos: a interpretação de textos acompanhados de imagem. Curitiba: Juruá, 2002.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

______. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003

______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, Jan./Apr. 2004.

UNESCO, Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Lições da prática. Brasília: s.e., 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n5-1507

Refbacks

  • There are currently no refbacks.