A Família na vida escolar dos alunos: uma análise do relacionamento das instituições Escola – Família no município de Fazenda Rio Grande / The Family in the school life of students: an analysis of the relationship of the School - Family institutions in the municipality of Fazenda Rio Grande

Regina Maria de Souza da Silva, Débora Araújo Leal

Abstract


Este estudo visa à análise do papel desempenhado pela família na vivência escolar da criança. Por retratar um espaço discordante, que demanda a compreensão da importância da participação dos pais, ou responsável, do aluno na sua vida escolar, o objeto de pesquisa será em uma instituição escolar de Fazenda Rio Grande, cidade localizada na Região Metropolitana de Curitiba, capital do Paraná. Os objetivos desta pesquisa são: reconhecer o tipo de relação que os familiares precisam desenvolver com a escola, de modo que possam, em comum acordo e empenho, garantir a efetividade da aprendizagem do filho/aluno; evidenciar a relevância de a família saber quem é o coordenador pedagógico da escola que atende seu filho e os profissionais que nela atuam, bem como o seu professor; avaliar a presença da família em reuniões organizadas na escola; por fim, mostrar a importância de a família fazer parte da vida escolar do filho/aluno. Adotou-se, como metodologia, a pesquisa bibliográfica e a explicativa, pautada na aplicação de um questionário que permitiu a formulação de tabelas e gráficos para cada um dos indivíduos participantes. Tal pesquisa busca orientar os indivíduos de pesquisa, no que se refere à importância de a família participar da vida escolar do aluno. Para além disso, este estudo visa também o levantamento de hipóteses para a abertura de caminhos novos para futuras pesquisas na área da educação.

 


Keywords


família, Participação, Escolar.

References


Brasil, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (1990). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília. Recuperado em 14 julho 2020, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em 06 de Agosto de 2020.

Libâneo, J. C. (2004). Organização e gestão da escοla: teοria e prática. (5a ed.). Gοiânia, GO: Alternativa.

Luck, H. (2006). A gestão participativa na escοla. (série caderno de gestão). Petrópοlis/RJ: Vοzes.

Sousa, A. P. de, & José Filho, M. (2007). A importância da parceria entre família e escola no desenvolvimento educacional. Revista Iberoamericana de Educación, 44(7), 1-8.

Vascοncellos, C. dοs S. (2003). Para onde vai o prοfessor? Resgate do Professor como sujeito de transformação. (10a ed.). São Paulo: Libertad.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-309

Refbacks

  • There are currently no refbacks.